top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Sant'Ana e São Joaquim: pais de Maria e avós de Jesus são celebrados na Arquidiocese

Por Roberta Oliveira e Fabíola Castro


Nesta quarta-feira, 26 de julho, celebramos a memória dos pais da Virgem Maria: São Joaquim e Sant’Ana. Em hebraico, Ana significa “graça” e Joaquim significa a “Javé prepara ou fortalece”.


Alguns escritos apócrifos narram que Sant’Ana teria nascido em Belém e São Joaquim na Galileia. Ambos eram estéreis. Mas apesar desta dificuldade, viviam uma vida de fé e de temor a Deus e foram abençoados com o nascimento da Virgem Maria já em idade avançada.


A menina Maria foi levada mais tarde pelos pais Joaquim e Ana para o Templo, onde foi educada, ficando aí até ao tempo do noivado com São José.


Honrar avós e idosos: pedido do Papa Francisco


"São os idosos que nos transmitem a pertença ao santo Povo de Deus. A Igreja e de igual modo a sociedade precisam deles. É que os idosos entregam ao presente um passado necessário para construir o futuro. Honremo-los, não nos privemos da sua companhia nem os privemos da nossa. Não permitamos que sejam descartados."

As palavras de Papa Francisco, na mensagem do III Dia Mundial dos Idosos é o tema do editorial, com o Padre Domício.



Festa na Vila Ideal em Juiz de Fora


Diversas paróquias na Arquidiocese celebram os avós de Jesus. Em Juiz de Fora, a Igreja Sant'Ana na Rua Afonso Celso, 95, Bairro Vila Ideal está aberta para visitação. O pároco,Padre Pitágoras de Paula Bandeira, comenta os eventos previstos para a tarde.



138 anos de fé em Santa Ana

Em Belmiro Braga, a celebração de Santa Ana completa 138 anos e estão previstas com missa campal e procissão como relata o Administrador Paroquial, Padre Wesley Carvalho Neves.



Padre Wesley lembra que a alegria da festa deste ano, porque os devotos podem manifestar a fé de forma mais aberta que nos últimos anos por causa da pandemia.





170 anos de inspiração em Santa Ana

Em Santana do Deserto, o Administrador Paroquial, Padre Ronny Moreira de Oliveira comenta que o testemunho da fé de Santa Ana é a inspiração para a vida dos devotos.



Em 2023, a cidade celebra 170 anos de devoção a Sant'Ana. Padre Ronny Moreira de Oliveira convida todos a refletirem como seguir nos passos de Santa Ana.




Carreata em homenagem a São Joaquim e Sant'Ana em Santos Dumont Foto: Paróquia São Joaquim e Sant'Ana/Facebook

Festa em Paróquias na Arquidiocese


Em Juiz de Fora, tem festa na Igreja Sant’Ana e São Joaquim, Rua Herman Toledo, 85, Bairro Santana. Às 15h será celebrada a Missa dos devotos e às 19h, sai Procissão da Igreja Nossa Senhora dos Navegantes em direção à Igreja Sant’Ana e São Joaquim, onde haverá Missa Solene, seguida de funcionamento de barraquinhas. Santana do Garambéu também celebra São Joaquim e Santa Ana, com missas festivas às 13h, 16h, procissão a partir das 17h seguida de missa solene às 18h.


Em Santos Dumont, a matriz da Paróquia São Joaquim e Santa Ana, na Rua Francisco Brechó, s/nº, no Bairro Córrego do Ouro terá Recitação do Santo Terço na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, às 17h30, seguida de procissão solene dos padroeiros em direção à Matriz, onde às 19h, será celebrada Missa solene

Ainda em Santos Dumont, a Igreja de Santa Ana no Km 752 na BR-040 na Francesa, área rural terá missa às 19h.

Confira também:


8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page