Por Rádio Catedral
O pagamento do piso nacional aos agentes comunitários de saúde (ACS) e de combate a endemias (ACE) foi sancionado em Juiz de Fora. A prefeita Margarida Salomão assinou a lei municipal que garante o novo valor de R$ 2.424 para as duas categorias.
Em Juiz de Fora, serão contemplados cerca de 483 agentes comunitários de saúde, além de 185 agentes de combate a endemias.
A cerimônia foi realizada na terça-feira, 11 de setembro, com a presença de representantes da Câmara dos Vereadores onde a Mensagem do Executivo 4.525/2022, que deu origem à lei, foi aprovada em 26 de agosto.
Segundo a Prefeitura, o dispositivo garante que não haja perdas salariais aos funcionários. E ajusta a tabela salarial das duas classes à Emenda Constitucional nº 120, de 5 de maio de 2022, que define que a remuneração dos profissionais não será inferior a dois salários mínimos.
O valor foi oficializado pelo Ministério da Saúde através das portarias GM/MS nº 1971 e nº 2109, de 30 de junho de 2022. De acordo com a Emenda Constitucional, os recursos são repassados pela União aos Municípios, aos Estados e ao Distrito Federal.
Fortalecer a atenção básica de saúde, destaca representantes do Executivo
A Prefeita Margarida Salomão disse que o piso já era pago para os servidores desde agosto, retroativo a maio, mês em que a Emenda Constitucional foi publicada. Ela destacou que a valorização da categoria é um passo para oferecer atenção básica à saúde de qualidade à população.
O Secretário Municipal de Recursos Humanos, Rogério de Freitas, falou sobre as providências em andamento sobre a carreira.
Categoria comemora reconhecimento
A presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemia, Rita Duque, falou sobre a agilidade da aprovação da lei no município.
O Supervisor de Equipes de Endemias da Secretaria de Saúde, Flávio Luís de Almeida, comemorou o reconhecimento do trabalho das categorias.
Comments