top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Saiba o que é a doença celíaca

*por Danielle Quinelato

A doença celíaca, enfermidade que afeta 78 milhões de pessoas no mundo, é uma doença autoimune causada pela intolerância ao glúten. No Brasil, ainda que os números não sejam precisos, a Federação Nacional das Associações de Celíacos (Fenacelbra) estima que dois milhões de pessoas tenham a doença, muitos deles sem diagnóstico.


Para abordar melhor esse tema, quem participou do "Bendita Saúde" foi a nutróloga Drª. Alice Amaral. Ela começou detalhando sobre o que é a doença celíaca.


Quais os sintomas? Existem pessoas mais suscetíveis à doença celíaca?


Como é feito o diagnóstico?


E como é feito o tratamento?


E onde o glúten está presente?


O glúten está presente também em cosméticos?


Resumindo, na doença celíaca, o glúten, que é uma proteína presente no trigo e, em menor quantidade, na cevada e no centeio, estimula a produção de certos anticorpos pelo sistema imunológico. Algumas pessoas desenvolvem sintomas de doença celíaca na infância e outras não apresentam sintomas até a idade adulta. A gravidade dos sintomas depende de quanto o intestino delgado for afetado. Lembrando que, em crianças, os sintomas podem começar em bebês ou na primeira infância, depois que são introduzidos cereais na alimentação.

8 visualizações0 comentário
bottom of page