top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

S. Pedro Julião Eymard, apóstolo da Eucaristia: Pe. Elissandro fala sobre fundador dos Sacramentinos

Por Roberta Oliveira

São Pedro Julião Eymard, fundador dos Sacramentinos } Foto: site Sacramentinos.com

Esta terça-feira, 2 de agosto, é dia de São Pedro Julião Eymard, o Apóstolo da Eucaristia, fundador da Congregação do Santíssimo Sacramento.


O Capelão do Cenáculo, Padre Elissandro Santos de Santana, sss, destaca a trajetória deste santo e a presença da Congregação no Brasil e em Juiz de Fora.



"Propulsor de uma espiritualidade Eucarística singular na Igreja"

São Pedro Julião Eymard nasceu em 4 de fevereiro de 1811, em uma pequena cidade no sul da França. Padre Elissandro explica por que ele foi aclamado pelo Papa João XXIII como “Apóstolo da Eucaristia”


São Pedro Julião Eymard fundou duas comunidades religiosas: os Sacramentinos e as Servas do Santíssimo Sacramento e a agregação do Santíssimo Sacramento. Padre Elissandro destacou como a Eucaristia sempre foi a guia no caminho de vida dele – e isso se reflete na missão dos Sacramentinos.


E a Eucaristia também se reflete na regra de vida das congregações fundadas por São Pedro Julião Eymard: viver na Igreja como irmãos.


"Santíssimo Sacramento: lugar de descanso para aqueles que necessitam se aproximar do amor de Deus"


A Congregação foi fundada em 13 de maio de 1856 e está presente em mais de 30 países. No Brasil, com o título de Província de Nossa Senhora de Guadalupe, também tem Igrejas Santuários na Argentina e Chile. A casa mãe fica no Rio de Janeiro, no Cenáculo Sant'Ana e está ainda em São Paulo e no Ceará.


Em Minas Gerais, a Congregação dos Sacramentinos está em Belo Horizonte, Sete Lagoas, Caratinga e em Juiz de Fora, que abriga a casa de formação do pré-noviciado, como explica Padre Elissandro.


Até 4 de agosto, o Cenáculo São João Evangelista está realizando a 1ª Semana Eucarística e a programação desta terça-feira, 2, celebra também São Pedro Julião Eymard, com a presença do Arcebispo Metropolitano Dom Gil Antônio Moreira. Padre Elissandro Santos de Santana convida a todos para participar desta celebração.


O Cenáculo São João Evangelista fica na Avenida Rio Branco, 2.848, no Centro de Juiz de Fora.

66 visualizações0 comentário
bottom of page