São Jerônimo foi incumbido de traduzir a Bíblia (do grego e do hebraico) para o latim. Nesse trabalho, dedicou quase toda a sua vida. O conjunto final de sua tradução da Bíblia em latim chamou-se “Vulgata”.
Por Fabíola Castro e Roberta Oliveira
A Igreja Católica celebra neste sábado, 30 de setembro, São Jerônimo, encerrando o mês dedicado à Palavra de Deus no Brasil. O Santo foi o responsável pela tradução da Bíblia dos textos originais para o latim.
Sofrônio Eusébio Jerônimo é o nome completo de São Jerônimo, presbítero e Doutor da Igreja que nasceu no ano de 347. De família cristã, São Jerônimo recebeu uma sólida educação e, ajudado pelos seus pais, completou os estudos em Roma. Ao receber o Batismo, seguiu a vida contemplativa.
Jerônimo estudou por toda a vida, viajando da Europa ao Oriente com sua biblioteca dos clássicos antigos, nos quais era formado e graduado doutor. Passando pela França, conheceu um monastério e decidiu retirar-se para vivenciar a experiência espiritual. Ficou muitos anos, no deserto da Síria, praticando rigorosos jejuns e penitências, que quase o levaram à morte.
Em 375, depois de uma doença, Jerônimo passou ao estudo da Bíblia com renovada paixão. Foi ordenado sacerdote em 379. Mas Jerônimo não tinha vocação pastoral e decidiu que seria um monge dedicado à reflexão, ao estudo e divulgação do cristianismo.
Voltou para Roma em 382, chamado pelo Papa Dâmaso, para ser seu secretário particular. Jerônimo foi incumbido de traduzir a Bíblia (do grego e do hebraico) para o latim. Nesse trabalho, dedicou quase toda a sua vida. O conjunto final de sua tradução da Bíblia em latim chamou-se “Vulgata”.
O Padre Geraldo Dondici lembra que neste mês celebramos o mês da Bíblia na Igreja do Brasil quando também se celebra seu tradutor São Jerônimo.
São Jerônimo retirou-se para Belém continuando seus estudos e trabalhos bíblicos e lá, conforme explica Padre Dondici, fez a tradução da Bíblia para o latim.
São Jerônimo passou o resto da sua vida em Belém, onde sempre se dedicou à Palavra de Deus, à defesa da fé, ao ensino da cultura clássica e cristã e ao acolhimento dos peregrinos. Ele morreu em sua cela, nas proximidades da Gruta da Natividade, em 30 de setembro, sendo um dos grandes Doutores Latinos da Igreja e um dos maiores escritores da Igreja, como destaca Padre Dondici.
Padre Dondici finaliza pedindo a intercessão de São Jerônimo e deixando a sua bênção.
São Jerônimo deu grande contribuição ao Cristianismo com seu testemunho de vida e seus numerosos escritos. Com a festa em memória de São Jerônimo encerramos o mês da Bíblia, que em 2023 teve como tema “Vestir-se da nova humanidade” (Ef 4,24), refletindo a carta aos Efésios, e explicitando a temática central da carta, que é a unidade do Corpo de Cristo.
Primeiro livro impresso
A Bíblia de Gutenberg, em 1456, foi o primeiro livro impresso da história. Para esta primeira edição foi escolhida justamente a Vulgata de São Jerônimo. É conhecida como a Bíblia de 42 linhas e está dividida apenas em capítulos. Os versículos foram introduzidos em 1527. Com o passar dos séculos chegou aos nossos dias e continua sendo o livro mais lido, traduzido e impresso em todas as línguas.
*Com informações de Santo do Dia Canção Nova e Vatican News.
Commentaires