'Rua de Direitos': Juiz de Fora recebe mutirão de serviços para população em situação de rua
- Radio Catedral
- 12 de mai.
- 2 min de leitura
Por Rádio Catedral

Pela primeira vez em Juiz de Fora, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais promove, hoje, no Parque Halfeld, a ação “Rua de Direitos”, com atendimentos gratuitos nas áreas jurídica, social e de saúde para pessoas em situação de rua.
A iniciativa é realizada pela Direção do Foro da comarca e pelo Comitê Pop Rua/Jus do Tribunal de Justiça, em parceria com diversos órgãos público e instituições. A ação faz parte do projeto “Rua do Respeito” e abrirá oficialmente a terceira edição da Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se, do Conselho Nacional de Justiça, que acontece até o dia 16.
O objetivo é garantir documentação básica e ampliar o acesso a direitos de populações vulnerabilizadas. O secretário especial de Direitos Humanos, Biel Rocha, destaca a força tarefa de órgãos públicos que estarão juntos neste mutirão.
Durante o evento, serão oferecidos serviços como emissão de documentos, atendimento jurídico e previdenciário, atualização do CadÚnico, vacinação, orientação psicológica e odontológica, além de ações de cidadania como corte de cabelo, distribuição de roupas e alimentação, como explica Biel Rocha.
Biel Rocha também fala da importância desta ação para a população em situação de rua.
A expectativa é de que cerca de mil pessoas sejam atendidas ao longo do dia, das 8h às 17h. A programação também contará com atividades culturais, prestação de serviços de saúde e orientação profissional, com o apoio de mais de 30 instituições públicas e privadas.Para o juiz diretor do Fórum de Juiz de Fora, Paulo Tristão, a oportunidade é única para que as pessoas coloquem seus documentos e direitos em dia.
No Parque Halfeld, onde ocorre a ação, fica em frente ao Fórum Benjamin Colucci, na Rua Marechal Deodoro, no Centro de Juiz de Fora. De 13 a 16 de maio, os atendimentos da campanha “Registre-se” continuam na Câmara Municipal, das 8h às 12h.
Comments