top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Romeu Zema visita JF para entrega de seringas e prevê vacinas da Covid-19 para próxima semana

Por Fabíola Castro*

*Foto: Elisa Ladeira.

O Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, esteve na tarde desta sexta-feira (15), na Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora para acompanhar a entrega do primeiro lote de 294 mil seringas agulhadas que serão distribuídas aos 37 municípios integrantes da regional para a vacinação contra a Covid-19. O Secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, acompanhou o governador. A prefeita de Juiz de Fora também estava presente, além do Presidente da Câmara Municipal, Juraci Scheffer.


O Estado de Minas já adquiriu, conforme Zema, 50 milhões de seringas. Desse total, 21 milhões já chegaram à Central Estadual de Rede de Frios da Secretaria de Estado de Saúde, em Belo Horizonte (MG).

O governo estadual também adquiriu 617 câmaras refrigeradas para armazenamento das vacinas, seis delas serão destinadas à cidade, segundo informações da SRS.


Durante a coletiva com a imprensa, o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, explicou sobre o início da Campanha de Vacinação contra Covid-19 em Minas Gerais e os públicos prioritários.

A previsão de distribuição das vacinas, de acordo com o Secretário Estadual de Saúde, é até o final da semana que vem.

Romeu Zema disse que haverá uma reunião com o Ministro da Saúde na próxima semana para as definições finais em relação à vacinação da Covid-19.

Municípios integrantes da SRS de Juiz de Fora


Os municípios que fazem parte da Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora são: Andrelândia, Aracitaba, Arantina, Belmiro Braga, Bias Fortes, Bicas, Bocaina de Minas, Bom Jardim de Minas, Chácara, Chiador, Coronel Pacheco, Descoberto, Ewbank da Câmara, Goianá, Guarará, Liberdade, Lima Duarte, Mar de Espanha, Maripá de Minas, Matias Barbosa, Olaria, Oliveira Fortes, Passa Vinte, Pedro Teixeira, Pequeri, Piau, Rio Novo, Rio Preto, Rochedo de Minas, Santa Bárbara do Monte Verde, Santa Rita de Jacutinga, Santana do Deserto, Santos Dumont, São João Nepomuceno, Senador Cortes e Simão Pereira, além de Juiz de Fora.


Socorro ao Amazonas


Durante a coletiva, Carlos Eduardo Amaral, falou sobre o pedido do Ministério da Saúde ao Estado de Minas Gerais para disponibilização de leitos de UTI Neonatal em socorro ao Amazonas, porém, ainda sem definições de quais cidades receberão os bebês.

Reunião com Prefeitos


Ainda na visita em Juiz de Fora, Romeu Zema se encontrou com os prefeitos da região, no primeiro momento para falar também sobre a vacinação.

Segundo Zema, outra reivindicação constante dos prefeitos é sobre a situação das estradas.


Prevenção


O Governo de Minas segue orientando a população em relação aos cuidados a serem mantidos para controle da Covid-19, em atenção ao aumento dos índices de transmissão da doença. A recomendação é sempre usar máscara, evitar aglomerações e fazer a higienização constante das mãos.


Vacinação em Juiz de Fora*


A Secretária Municipal de Saúde, Ana Pimentel disse que Juiz de Fora está preparada para iniciar a imunização a partir do momento em que as doses chegarem à cidade. Segundo ela, “os profissionais estão capacitados à rede de frio, na qual os imunizantes serão armazenados e a logística de distribuição dentro do território local está estruturada”.


A definição de grupos prioritários seguirá as orientações nacionais. Ela ainda relata que durante toda a semana, os profissionais da Secretaria de Saúde estiveram envolvidos na estruturação do plano de ações. “Assim que recebermos todos os insumos e a vacina, estaremos em condições de começar”, disse.


O programa será apresentado à imprensa, em coletiva, na próxima semana. Enquanto isso, a Secretaria de Saúde promove outras estratégias, entre elas a ampliação de leitos na cidade. Mais sete serão criados de imediato para pacientes com Covid-19, dois no Hospital Dr. Geraldo Mozart Teixeira (HPS) e outros cinco no Hospital Universitário (HU). Assim, Juiz de Fora passará a dispor de 206 leitos do Sistema Único de Saúde, dos quais 107 exclusivos para pacientes com coronavírus.


Seringas entregues à SRS de JF. *Foto: Giovane Rezende.


*Sonoras: Giovane Rezende

*Informações da Assessoria de Comunicação da PJF

66 visualizações0 comentário
bottom of page