Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Radio Catedral

Ricota Caseira

INGREDIENTES



1,5 litro de leite integral tipo A

2 colheres (sopa) de caldo de limão peneirado



MODO DE PREPARO



Coloque o leite numa panela e leve ao fogo alto. Assim que ferver e levantar espuma desligue o fogo. Junte o caldo de limão e misture bem. Deixe o ácido do limão agir por cerca de 5 minutos, até talhar - o leite deve ficar empelotado, com uma parte sólida branca bem visível, imersa num líquido levemente amarelado. Se demorar muito, ligue o fogo e deixe levantar fervura novamente. Desligue, mexa e espere mais alguns minutos até talhar.


Enquanto isso, forre uma peneira com um pano de algodão fino e limpo (ou pano de prato) e coloque sobre uma tigela funda.

Despeje delicadamente o leite talhado sobre a peneira. Junte as pontas do pano de prato e levante para formar uma trouxinha. Com cuidado para não se queimar, torça o pano e aperte contra a peneira para escorrer o soro - você pode reservar esse soro para outras receitas.

Transfira a trouxinha (com o queijo) para dentro de um refratário individual (tipo ramequin).

Abra o pano e, com as costas de uma colher, nivele o queijo para ficar enformado. Volte a fechar o pano sobre o queijo e, sobre ele, apoie uma lata cilíndrica - pode ser de leite condensado, por exemplo - para prensar. A ideia é que o queijo solte um pouco mais de líquido e fique perfeitamente modelado.

Após 20 minutos, retire a lata e abra o pano. Coloque um prato sobre o refratário e vire de uma só vez para desenformar. Sirva a seguir ou conserve na geladeira por até 3 dias, coberto com filme para não ressecar.


Fonte: bonde.com.br