top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Repolho Refogado com Ovos

INGREDIENTES


1 repolho pequeno

½ cebola (tamanho médio)

2 ovos

3 fatias de bacon (opcional)

Sal e pimenta a gosto

Gotas de suco de limão

Salsinha para polvilhar no final


MODO DE PREPARO


Cortamos o repolho bem fininho, lavamos e secamos. A cebola também vai bem picadinha, e o bacon também deve ficar em pedaços pequenos.

Se você for ovo-lacto vegetariano, substitua o bacon por azeite de oliva que não vai descaracterizar o prato, e vai ter um resultado bacana.

Use uma frigideira que tenha tampa, pois ela será necessária no final. Primeiro deixe ela bem quente e coloque nela o bacon para derreter até dourar. Se optou por não usar o bacon, apenas coloque o azeite. Na gordurinha do bacon ou do azeite refogue rapidamente a cebola, só até murchar.

Neste ponto entra o repolho que vai parecer uma quantidade enorme. Mas logo que ele aquece vai murchar e diminuir de volume. Mexa o repolho para ele murchar por igual.

Neste ponto tempere com sal, pimenta e gotas de suco de limão.

Mas qual é o ponto do repolho? Aí depende de cada um, do gosto do freguês. Ele pode variar do mais crocante ao mais macio. É só deixar cozinhar mais ou menos. A gente gosta que ele preserve um pouco da textura original, comparando com uma massa, que fique al dente.

Quando o repolho estiver quase no ponto que você deseja, ajeite com a colher duas pequenas cavidades e nelas acomode os ovos. Um pouquinho de sal sobre os ovos e tampa na panela. A tampa é para “abafar” e permitir que os ovos cozinhem. Em quatro minutos você terá a clara bem branquinha e a gema ainda mole, que é como a gente gosta. Se preferir, deixe mais tempo até o ovo ficar do seu agrado.

Polvilhe salsinha picada ao final, para dar frescor e perfume.




7 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page