Por Roberta Oliveira
Um símbolo de esporte, de Brasil, de vitória, do que podemos ser de melhor: este era Pelé, o Rei do Futebol, o Atleta do Século. Nesta quinta-feira, 29 de dezembro, Edson Arantes do Nascimento morreu aos 82 anos – mas o legado do que fez a partir do futebol será eterno. E também tem capítulos em Juiz de Fora.
O Professor da Faculdade de Educação Física, que trabalhou com o projeto de futebol no curso, o atual Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Marcelo Matta comentou a importância dos feitos e do legado de Pelé.
Marcelo Matta destacou que a atuação de Pelé foi além dos campos de futebol e aproximou as pessoas dele.
Em 1996, como Ministro Extraordinário do Esporte do Governo Fernando Henrique Cardoso, Pelé veio à Juiz de Fora inaugurar um projeto esportivo para crianças e adolescentes. Na visita, um dos vestiários do Estádio Municipal Radialista Mário Helênio foi batizado com o nome dele.
Marcelo Matta deixa a mensagem de pesar a familiares, amigos e admiradores do Rei Pelé.
A prefeita Margarida Salomão e o Tupi Futebol Clube também publiaram nas redes sociais uma mensagens de pesar pela morte de Pelé.
A cidade de Três Corações (MG), onde o Rei do Futebol nasceu, e a CBF decretaram luto de sete dias. Jogadores, clubes e instituições de diferentes modalidades esportivas brasileiras e internacionais, políticos e artistas divulgaram nota de pesar e agradecimentos por tudo que Pelé fez pelo futebol e pelo esporte.
De acordo com informações da imprensa de São Paulo, o velório de Pelé será a partir de segunda-feira, 2 de janeiro, na Vila Belmiro, em Santos. A cerimônia será aberta ao público. Já o sepultamento na terça-feira, 3, em um cemitério na mesma cidade, será reservado à família e amigos mais íntimos. Pelé deixa a mãe, Celeste, de 100 anos, sete filhos, netos e um legado de que o futebol é esporte, arte e a inspiração para mudar vidas.
Comments