Rede Estadual de Minas adota modelo trimestral de avaliação em 2026
- Silvia Carvalho
- há 2 horas
- 1 min de leitura
Por Rádio Catedral

A rede estadual de ensino de Minas Gerais vai adotar o modelo trimestral de avaliação a partir de 2026. A decisão foi tomada após uma consulta feita pela Secretaria de Estado de Educação com mais de 36 mil profissionais da rede. Enquanto 33% dos servidores optaram pelo modelo bimestral, 67% optaram pela trimestralidade.
Com isso, o ano letivo de 2026 será organizado em três períodos, com a distribuição de 30 pontos no primeiro trimestre, 30 no segundo e 40 no terceiro, como destaca o secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares.
A divulgação do resultado coincide com a publicação do Calendário Escolar 2026. Entre as novidades, os sábados letivos passam a ser voltados para ações de mobilização familiar e comunitária, fortalecendo o vínculo entre escola e famílias.
O ano letivo de 2026 terá início no dia 4 de fevereiro. O recesso escolar será de 20 a 31 de julho, a Semana do Professor terá pausa entre 13 e 16 de outubro, e o encerramento das atividades está previsto para o dia 18 de dezembro.









Comentários