top of page

Reconstruindo Lares: abertas inscrições para profissionais que queiram atuar em projetos de novas casas para atingidos pelas chuvas

Foto do escritor: Silvia Carvalho
Silvia Carvalho
há 52 minutos
2 min de leitura

Por Rádio Catedral


Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

A Prefeitura de Juiz de Fora, o Ministério Público de Minas Gerais e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais abriram inscrições para profissionais interessados em participar do projeto Reconstruindo Lares. 

 

A iniciativa vai oferecer Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social a famílias que tiveram as casas atingidas pelas chuvas de fevereiro deste ano. O projeto prevê o atendimento de 192 famílias, com reformas em unidades habitacionais e intervenções em lotes que foram afetados por ocorrências registradas pela Defesa Civil.


O Ministério Público de Minas Gerais destinou 9 milhões e 600 mil reais para a recuperação das moradias atingidas pelas chuvas na Zona da Mata. A execução do projeto ficará sob responsabilidade da Prefeitura de Juiz de Fora. 


Já o Conselho de Arquitetura será responsável pelo credenciamento e seleção de arquitetos e urbanistas que vão elaborar os projetos de melhorias das casas. Os profissionais também deverão emitir laudos de conclusão das obras, atestando que os serviços foram executados de acordo com o projeto.


Podem participar profissionais autônomos, empresários individuais e empresas com apenas um sócio. A classificação será feita de acordo com a qualificação profissional. Arquitetos que atuaram no projeto ATIP, de Assistência Técnica de Interesse Público, em Juiz de Fora ou Ubá, terão cinco pontos adicionais. A mesma pontuação será concedida a quem comprovar atuação em planejamento urbano, mobilização social, assistência técnica para habitação de interesse social ou diagnóstico territorial em Juiz de Fora.


A seleção das famílias será feita pela Prefeitura, considerando os registros da Defesa Civil, a possibilidade técnica de recuperação dos imóveis e critérios socioeconômicos, como a inscrição no Cadastro Único.


Além da elaboração dos projetos e orçamentos, o Reconstruindo Lares prevê acompanhamento social, aquisição de materiais, contratação e execução das obras.


Comentários


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page