top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Réveillon em Juiz de Fora deve ser com fogos de artifício sem ruído – PJF intensifica campanha

Atualizado: 28 de dez. de 2022

Haverá ainda programação festiva pela virada do ano na cidade.


Por Rádio Catedral

*Foto: Pixabay.

O uso de fogos de artifício com barulho está proibido em Juiz de Fora. A Prefeitura divulgou nesta terça-feira, 27, que está notificando todos os hotéis, casas noturnas e casas de festas sobre a proibição de uso, queima e soltura de fogos de estampidos e de artifícios com ruídos.


Na campanha “É tempo de luz” os fiscais de posturas da Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur) realizam a conscientização. De acordo com a pasta, o barulho causado pelos fogos de artifício prejudica, principalmente, animais, crianças, pessoas idosas e pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo.


Em Juiz de Fora, é proibido o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de artifício das categorias “C” e “D”, que são os mais ruidosos. A lei 14.296/2021 prevê multa no valor de R$ 1 mil, que será dobrado em caso de reincidência.


Este ano a Câmara Municipal acrescentou e alterou alguns dispositivos dessa lei. Agora, todos os estabelecimentos, como bares, restaurantes, clubes e casas noturnas, devem fixar placas informando a proibição.


A PJF informou que está realizando trabalho preventivo notificando os estabelecimentos que irão promover eventos durante a festa de Ano Novo na cidade sobre como utilizar os fogos de artifício de acordo com a lei. Além das notificações, a campanha “É Tempo de Luz” será divulgada nas redes sociais da Prefeitura e em cartazes nos ônibus urbanos.


Ainda de acordo com a Administração Municipal, os valores arrecadados com o pagamento das multas serão recolhidos para o Fundo Municipal de Proteção dos Animais (Funpan). Para denunciar locais que estejam vendendo fogos de artifício de forma irregular, os cidadãos devem enviar mensagem por Whatsapp para o telefone (32) 3690-7984.



Programação especial de fim de ano na cidade

*Foto: PJF.

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) preparou para este Réveillon uma programação especial com objetivo de resgatar as tradições juiz-foranas, atrair turistas e movimentar a economia. No sábado, 31, a festa da virada contará com shows e apresentações culturais gratuitas a partir do meio-dia, na Praça João Pessoa, em frente ao Cine-Theatro Central. Na virada de 2022 para 2023, à meia-noite, a população poderá assistir à queima de fogos, sem estampidos, que serão disparados do Morro do Cristo. Diante da proibição dos fogos com estrondo a Prefeitura preparou um espetáculo de efeitos visuais sem barulho que poderá ser acompanhado de várias regiões da cidade. O show pirotécnico irá durar cerca de dez minutos com fogos de diversos tamanhos e com cores variadas, segundo a PJF. Por questões de segurança, não está autorizada a presença de público no Morro do Cristo durante a queima de fogos à meia-noite.

Confira a programação da festa de Réveillon em JF:

12h - Shows e atrações culturais na Praça João Pessoa, em frente ao Cine-Theatro Central

00h - Queima de fogos sem barulho, no Morro do Cristo.

8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page