top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Quais cuidados tomar e como proceder durante tempestades com raios

Por Fabíola Castro

Imagem de Pixabay.

No verão são comuns os dias de fortes chuvas acompanhadas por trovoadas e raios. Sendo assim, é importante redobrar a atenção no momento das tempestades e se proteger. Além dos riscos de acidentes graves e até fatais com a queda dos raios, as pessoas também devem ficar atentas para evitar a queima de equipamentos eletrônicos em casa.


O Engenheiro de Segurança do Trabalho da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), Luciano Antônio Ferraz, explica que quando o raio cai na rede elétrica existe o perigo dele ir para dentro da residência e causar diversos estragos.

Sobre o uso dos equipamentos eletrônicos no momento das tempestades, o Engenheiro de Segurança do Trabalho, dá algumas orientações para a segurança em casa.

Dentro de casa, o mais seguro durante uma forte chuva com incidência de raios, é retirar os equipamentos elétricos das tomadas, evitando risco de queima ou à segurança das pessoas, mas no caso de acontecer o dano em algum item, o Engenheiro de Segurança do Trabalho, Luciano Ferraz, explica como proceder.

Quanto ao fornecimento de energia ser interrompido é preciso ter atenção também.

Além da segurança dentro das residências, ao ser surpreendido por uma forte chuva com raios, estando fora de casa é importante procurar se abrigar e se resguardar.

Tentar fazer intervenções na rede elétrica por conta própria também não é indicado, conforme o Engenheiro de Segurança do Trabalho, Luciano Ferraz.

O Brasil é o país que mais registra raios no mundo. Essas descargas elétricas matam cerca de 130 pessoas por ano no país, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Inpe.

49 visualizações0 comentário
bottom of page