Projeto Prepara Parto: Gestantes do SUS em Juiz de Fora podem ter assistência gratuita de uma doula
- Radio Catedral
- 7 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
Inscrições no projeto do Instituto Albert Sabin em Juiz de Fora estão abertas até 13 de março. Saiba todos os requisitos na entrevista abaixo.
Por Fabíola Castro

O projeto Prepara Parto está com inscrições abertas para as gestantes que terão seu parto pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto visa proporcionar assistência de uma doula às gestantes durante o parto, bem como o pré e o pós, auxiliando as mães e garantindo um início de vida saudável para os bebês.
O Prepara Parto é uma oportunidade para as gestantes receberem cuidados adicionais e apoio especializado durante o processo de parto. Desde o acompanhamento pré-natal até os estágios iniciais da maternidade, as doulas oferecem assistência compassiva e informada, promovendo um ambiente seguro e confortável para mães e bebês.
Além da assistência da doula, as gestantes participarão de encontros coletivos e individuais, e rodas de conversa sobre assuntos relacionados à saúde da mulher e gestação.
Quem explica melhor para a gente hoje sobre essa iniciativa e quais gestantes podem participar é a Assistente Social e coordenadora do projeto, Wanessa Barbosa.
Confira:
Gestantes do SUS podem ter assistência de uma doula através do projeto Prepara Parto. O que é essa iniciativa e como ela surgiu?
Qual o trabalho de uma doula com as gestantes? Como será desenvolvido o projeto e como são os atendimentos?
Quais são as gestantes que podem participar do projeto?
Reforçando que podem se inscrever no projeto para ter assistência e acompanhamento de uma doula as gestantes acompanhadas pelo SUS com data provável do parto (DPP) prevista entre 25 de maio e 27 de julho. Serão selecionadas 20 gestantes para a edição deste ano. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário on-line disponível no site do Instituto Albert Sabin. Além do Instagram @institutoalbertsabinjf.
As gestantes podem ainda se inscrever em fichas disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Departamento de Saúde da Mulher, localizado Rua São Sebastião, 772/776, no Centro. Basta se informar na sua Unidade de referência.
Comentários