top of page

Projeto Igrejas Irmãs: expressão da comunhão e missão da Igreja no Brasil

  • Foto do escritor: Radio Catedral
    Radio Catedral
  • há 20 minutos
  • 2 min de leitura

Por Silvonei José – Vatican News


Os membros da Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial com o Papa Leão   (@Vatican Media)
Os membros da Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial com o Papa Leão   (@Vatican Media)


O Papa Leão XIV recebeu, nesta segunda-feira (12), no Vaticano, os membros da Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).


Depois da saudação ao Santo Padre, feita pelo presidente da Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, dom Maurício da Silva Jardim, bispo da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga (MT), em nome dos  membros da Comissão: dom Esmeraldo Barreto de Farias, arcebispo-bispo emérito da Diocese de Araçuaí (MG), dom Luiz Fernando Lisboa, arcebispo-bispo da Diocese de Cachoeiro do Itapemirim (ES), e dom Paolo Andreolli, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém (PA) e dos assessores padre Tiago Ávila Camargo e a irmã Eliane Costa Santana, houve a apresentação de várias ações que a Comissão realiza em todo o território brasileiro e fora dele.


Entre elas está o Projeto Igrejas Irmãs, uma expressão concreta da comunhão e da missão da Igreja no Brasil. Inspirado pelo Concílio Vaticano II, ele promove a cooperação missionária entre Igrejas particulares, fortalecendo a partilha de dons, pessoas e recursos, especialmente entre realidades diferentes e desafiadoras.


Essa organização garante que a cooperação missionária não seja improvisada, mas vivida com clareza, corresponsabilidade, transparência e fidelidade à Missio Dei. O projeto se fortalece como um caminho seguro de comunhão, conversão pastoral e Igreja em saída, a serviço do Reino de Deus.


O livro Projeto Igrejas-Irmãs

O livro Projeto Igrejas-Irmãs, elaborado pela Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, é um instrumento fundamental para qualificar essa experiência. Ele organiza, sistematiza e orienta os processos do projeto, oferecendo fundamentos bíblico-teológicos, critérios pastorais e indicações práticas para convênios, envio e acompanhamento de missionários.


Integrante do projeto, a Arquidiocese de Juiz de Fora tem como Igreja-Irmã a Diocese de Óbidos, no Oeste do Estado do Pará. Nesta parceria, a nossa Igreja Particular assumiu a Paróquia São Martinho de Lima. Ela possui atualmente 41 comunidades, das quais cinco ficam localizadas na cidade e 36 no interior.-


No total, a Diocese de Óbidos conta atualmente com 11 paróquias, duas áreas missionárias, atingindo 650 comunidades, numa área de 182 mil 673,31 Km². A população é de cerca de 282 mil habitantes, a maioria é composta por católicos.


Nós ouvimos a irmã Eliane Costa Santana, dom Luiz e dom Esmeraldo. Ouça.




Membros da Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nos estúdios da Rádio Vaticano. Foto: Vatican News
Membros da Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nos estúdios da Rádio Vaticano. Foto: Vatican News


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page