top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Projeto de extensão da UFJF divulga cartilha de cuidados alimentares nas festas de fim de ano

Por Rádio Catedral


O projeto de extensão “Prevenindo e tratando o excesso de peso” da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora divulgou, em parceria com o Ambulatório de Nutrição Clínica do HU - Hospital Universitário, a cartilha “Boas Festas” com dicas para evitar os exageros alimentares e também economizar nas festas de fim de ano.


Conforme a coordenação do projeto de extensão, no atual momento da nossa sociedade, produzir uma ceia de Natal e Ano Novo acessível e saudável é uma prioridade. O Brasil é o quinto país do mundo com maior percentual de pessoas que vivem com obesidade, 54% da população estão com excesso de peso. Além disso, a pandemia de Covid-19 ampliou as desigualdades sociais, deixando uma grande parcela da população em situação de insegurança alimentar.


Dentre as dicas disponibilizadas na cartilha "Boas Festas" estão: evitar “beliscar” durante o preparo dos alimentos; evitar o excesso de sal nos pratos; substituir alimentos gordurosos; e hidratar-se. É importante, ainda, no dia da ceia de Natal e Ano Novo, fazer refeições normalmente, inclusive as refeições intermediárias.


Clique aqui e baixe a cartilha “Boas Festas”.


O projeto de extensão “Prevenindo e tratando o excesso de peso” atua, desde 2011, atendendo, por ano, cerca de 450 pacientes, via Sistema Único de Saúde (SUS). Os encaminhamentos são feitos pelas Unidades de Atenção Primária à Saúde e por ambulatórios do Hospital Universitário (HU). A equipe é composta por quatro professoras e quatro estudantes de graduação da UFJF.


Este ano, o grupo realizou o evento “I Jornada do Estilo de Vida”, quando foram debatidas estratégias para viver com mais saúde. Na ocasião, também foi lançado o livro digital “Nosso Caderno de Receitas”. O projeto extensionista realiza, ainda, reuniões virtuais quinzenais sobre os problemas causados pelo sobrepeso e a obesidade. Os encontros são abertos ao público em geral e os interessados em participar podem fazer contato com a equipe por meio das redes sociais @abordagemdoexcessodepeso.

17 visualizações0 comentário
bottom of page