Projeto da UFJF realiza cirurgias gratuitas e transforma vidas na Faculdade de Odontologia
- Radio Catedral
- há 40 minutos
- 2 min de leitura
Por Rádio Catedral

A Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora realiza, anualmente, cerca de 150 cirurgias de média e alta complexidade, gratuitamente.
O atendimento faz parte do projeto de extensão Serviço Especial em Cirurgia Oral, conhecido como Seco, que oferece procedimentos como extração de sisos, biópsias de cistos e tumores, frenectomia para tratamento de língua presa, e cirurgias de preparo para dentaduras e implantes.
As cirurgias são feitas sempre às sextas-feiras, a partir das oito e meia da manhã, na Clínica Verde da Faculdade, sob anestesia local e com acompanhamento de professores, mestrandos e doutorandos.
Os casos mais complexos são encaminhados para o Hospital Universitário da UFJF. O projeto recebe dez pacientes por semana, totalizando cerca de 400 atendimentos por ano.
De acordo com o coordenador do projeto, professor Matheus Furtado de Carvalho, o Seco atende pessoas que precisam de procedimentos cirúrgicos, mas não têm condições de custear o tratamento na rede privada.
Ele explica que o serviço abrange desde a extração dos dentes sisos até cirurgias pré-protéticas e ortodônticas.
O analista de mídias sociais João Pedro Ribeiro é um dos pacientes atendidos. Ele conta que procurou o projeto após ter o procedimento negado pelo plano de saúde.
Além de oferecer um serviço essencial à comunidade, o projeto é uma oportunidade de aprendizado para os estudantes de Odontologia da UFJF. A bolsista Sabrina Fernandes, do décimo período, destaca que a vivência vai muito além da prática técnica.
O Serviço Especial em Cirurgia Oral funciona nas manhãs de sexta-feira, a partir das 8h30, na Faculdade de Odontologia da UFJF.
O atendimento é voltado a moradores de Juiz de Fora e da Zona da Mata. Mais informações pelo telefone (32) 2102-3855 ou no perfil do projeto no Instagram, @seco.ufjf.





