top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Profissionais de saúde com 40 anos ou mais podem se vacinar na UFJF


Em uma nova fase da campanha de vacinação contra a Covid-19, profissionais de saúde com 40 anos ou mais, e idosos a partir dos 75 anos, vão ter a oportunidade de tomar a primeira dose esta semana.

O atendimento acontece em sistema drive thru, sempre das 9h às 16h, no estacionamento da Faculdade de Educação (Faced), no campus sede da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A ação é uma parceria entre a Prefeitura de Juiz de Fora e a UFJF.

Hoje, quarta-feira, dia 24, e quinta, dia 25, a vacinação é direcionada apenas para profissionais de saúde ativos, com idade a partir dos 40 anos completos. O grupo, definido pelo plano de vacinação do município, contempla os profissionais biólogos, biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, médicos, médicos veterinários, nutricionistas, odontólogos, psicólogos, assistentes sociais, educadores físicos e técnicos em radiologia, conforme a portaria 639, de 31 de março de 2020, do Ministério da Saúde. Profissionais deste grupo que trabalham de forma autônoma devem apresentar uma autodeclaração para comprovação da atividade.

No momento da vacinação, todos os profissionais de saúde precisam apresentar documento, original e cópia, da carteira de registro do Conselho de Classe e também um documento que comprove a vinculação ativa do profissional, ou uma declaração que comprove o exercício da atividade. Para isso, serão aceitos comprovantes atuais, como, por exemplo, microempreendedor Individual, holerite e contracheque, entre outros.

O procedimento para o ato de vacinação é o mesmo realizado nos “drives thrus” anteriores. É necessário que seja feito o pré-cadastro exclusivamente no site da Prefeitura. Além disso, com o objetivo de diminuir o tempo de triagem na fila, os profissionais devem levar impresso o formulário para vacinação já preenchido, deixando em branco apenas o campo “Estabelecimento de Saúde”.

Já no sábado, dia 27, é a vez de idosos com 75 anos ou mais. O procedimento para o ato de vacinação é o mesmo realizado nos “drives thrus” anteriores. É necessário que seja feito o pré-cadastro, exclusivamente, no site da Prefeitura e também importante que o idoso ou acompanhante apresente o formulário para vacinação já preenchido e impresso, deixando em branco apenas o campo “Estabelecimento de Saúde”.

Os idosos devem apresentar ainda cópia da identidade com foto e do comprovante de residência. Caso o comprovante não esteja em nome do idoso, será necessária uma declaração por escrito do titular da residência, confirmando que a pessoa a ser imunizada reside no local. Em relação à vestimenta, para agilizar o ato de vacinação, é recomendável que todos a serem imunizados compareçam com roupas que permitam a exposição do braço de forma facilitada.


*Informações da Diretoria de Imagem Institucional da UFJF

20 visualizações0 comentário
bottom of page