• Radio Catedral

Professores e adultos com mais de 55 anos podem se vacinar contra gripe


*Foto: Site PJF

A “Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza” iniciou sua última fase nesta semana. Serão vacinados também professores das redes pública e privada e adultos de 55 a 59 anos. Além desses, poderão ser imunizadas crianças na faixa etária de seis meses a até menores de seis anos (cinco anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias pós-parto) e pessoas com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e múltipla).


De acordo com o Setor de Imunização do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (Dvea) da Secretaria de Saúde de Juiz de Fora, mais de 130 mil doses da vacina contra a gripe já foram aplicadas. O índice total de cobertura até o momento é de 69,90%. A campanha segue até 5 de junho


Professores e adultos de 55 a 59 anos poderão se vacinar nas unidades básicas de Saúde (UBSs) e no Pronto Atendimento Médico (PAM) Marechal. Crianças, gestantes e puérperas também terão como opção a sala de vacinas do Departamento de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (DSMCA).


Vacina trivalente


A vacina ofertada é a trivalente, que protege contra os três subtipos da influenza: H1N1, H3N2 e B. Ela é composta por vírus inativados, ou seja, mortos, e, por isso é muito segura. A dose é contraindicada para pessoas que têm alergia grave a ovo de galinha. Essa vacina não imuniza contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.


- Horário de funcionamento das salas de vacinação (segunda a sexta-feira):


* UBSs: 8h às 10h30 e 13h às 16h30;

* DSMCA: 8h30 às 12h30 - Rua São Sebastião, 772 - Centro. (apenas para crianças, gestantes e puérperas);

* PAM Marechal: 8h às 16h30.



UFJF oferece vacinação contra influenza por meio de 'drive thru' no sábado (23)


Imunização em drive thru reduz risco de exposição ao novo coronavírus (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

No próximo sábado, 23, o campus sede da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferece um 'drive thru' de vacinação contra a influenza H1N1. A campanha acontece pela segunda vez na Instituição e é destinada a pessoas com 60 anos ou mais; adultos entre 55 e 59 anos; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; professores de escolas públicas e privadas; forças de segurança e salvamento; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. 

Assim como na primeira fase, a ideia é que as pessoas possam ser imunizadas sem sair do carro, reduzindo risco de exposição ao novo coronavírus. A vacinação ocorrerá de 8h às 16h, no estacionamento da Faculdade de Educação, próximo à cantina. Além do documento de identificação, é necessário que os pacientes levem um documento que comprove a necessidade da imunização, como carteira profissional, documento que comprove exercício da profissão, atestado ou declaração médica. Os imunizados receberão um adesivo com as informações sobre a dose para ser colado posteriormente no cartão de vacinação.

A orientação é que os pacientes usem alguma roupa que facilite a aplicação da vacina e estejam utilizado máscaras. Pessoas que apresentam algum quadro de síndrome gripal ou estejam em quarentena indicada por médico não devem se vacinar no momento.

A vacinação é uma parceria entre a UFJF e a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Na primeira fase, entre os dias 23 e 28 de março, a Universidade imunizou 6.782 pessoas por meio do sistema 'drive thru'.

*Fontes: PJF e UFJF

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .