top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Professores dão dicas para estudantes que vão realizar provas do Enem

Por Fabíola Castro


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 estava previsto para ocorrer em novembro do ano passado, porém, essa data foi adiada por conta da pandemia do novo coronavírus. A prova será aplicada em 17 e 24 de janeiro (versão impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (versão digital).


Após vários pedidos de um novo adiamento, em vista do aumento dos casos de contaminação pela Covid-19, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, descartou essa hipótese, destacando que a instituição está preparada para a realização das provas mesmo com a pandemia.


Os alunos de todo o país tiveram um ano diferente de estudos, muitos com todas as dificuldades e limitações impostas pelo ensino remoto. Além da tensão já natural da prova, a preocupação se multiplicou diante da pandemia. Mas mesmo assim, o Orientador Pedagógico do Colégio dos Jesuítas de Juiz de Fora, Professor Ivan Bilheiro, diz que a primeira dica é confiar na preparação feita até aqui.

Muitos estudantes ficam na dúvida nesta reta final quanto a se manter no ritmo de estudo intenso ou se o melhor é relaxar. O Professor Ivan Bilheiro destaca que cada um deve observar as suas necessidades.

Outra dica importante para a prova do Enem vem da Professora também do Colégio dos Jesuítas, Cláudia Vittoreti, e é sobre a redação. Ela explica que no momento de começar a escrever é recomendado primeiro fazer um planejamento por escrito.

Para quem irá fazer o Enem pela primeira vez, o Orientador Pedagógico, Professor Ivan Bilheiro, dá algumas orientações.

Em Juiz de Fora, para este primeiro domingo (17) de provas do Exame Nacional do Ensino Médio, a Secretaria de Transportes e Trânsito (Settra) adicionou horários especiais ao transporte coletivo urbano para atender aos estudantes. As linhas com horários extras são as seguintes: Av. Deusdedith Salgado (508); Nossa Senhora das Graças/Santa Luzia (121); Bairu/Cruzeiro do Sul (215); Bom Pastor/Santa Catarina (222) e UFJF (545 e 555).


As alterações também serão adotadas para o último dia de provas, que será no domingo, 24 de janeiro. Clique aqui e confira os horários especiais de ônibus para o Enem.

80 visualizações0 comentário
bottom of page