Por Rádio Catedral
O Departamento de Estudos, Pesquisas e Projetos do Procon está realizando duas pesquisas para apurar dados sobre o comportamento de consumidores em Juiz de Fora.
Uma é voltada para conhecer os hábitos de consumo dos idosos. A outra é para clientes e usuários da Apple, a respeito da suspensão da venda de acessórios junto com os smartphones.
Comportamento dos idosos no mercado de consumo
Até 29 de julho, o questionário, disponível neste link, está aberto para receber respostas. Além disso, as dez perguntas também serão feitas às pessoas da faixa etária que comparecerem em cursos, palestras e atuações da unidade móvel da agência.
De acordo com a gerente do Departamento, a análise na plataforma do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) em maio de 2022 apontou que 36,68% das reclamações foram abertas por pessoas com 61 anos ou mais.
O Procon destacou que as informações ajudam o planejamento e a organização de ações educativas, de orientação e formação de fornecedores para o melhor atendimento às pessoas idosas
Questionado para consumidores da Apple
A segunda pesquisa, que pode ser acessada neste link, é para apurar a opinião dos consumidores de smartphones da Apple vendidos sem acessórios básicos.
Carregadores e outros itens dos novos aparelhos que devem ser comprados separadamente. De acordo com o Procon, o usuário teria que desembolsar, em média, cerca de R$ 500.
O Procon lembrou que a empresa alegou que a medida foi tomada para beneficiar o meio ambiente e promover uma mudança sustentável no nicho da tecnologia. A Apple argumenta que os usuários já possuem fones de ouvido ‘Lightning’, principalmente as pessoas que costumam acompanhar as gerações de iPhones, e que grande parte já aderiu aos carregadores sem fio, o que dispensaria o adaptador de tomada.
Em todo Brasil, uma série de processos legais foram abertos por consumidores contra a empresa, em diversas regiões, segundo a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), inclusive no Procon de Juiz de Fora.
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