top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Procissão do Encontro marca esta Terça-feira Santa em algumas paróquias e comunidades

Por Fabíola Castro

Imagem da internet

Esta Terça-feira Santa é marcada em muitas paróquias e comunidades pela Procissão do Encontro. Em muitas localidades, ainda se realizam as procissões com os homens saindo de uma igreja ou local determinado, com a imagem de Nosso Senhor dos Passos; e as mulheres saem de outro ponto com a imagem Nossa Senhora das Dores.


Ao participar desta celebração, os fiéis recordam o doloroso encontro de Jesus e Maria a caminho do Calvário. Neste momento é proclamado o “Sermão do Encontro” ou “Sermão das Sete Palavras”, fazendo o sacerdote ou bispo uma reflexão que chama os cristãos à conversão e à penitência.


O pároco da Igreja Sant’Ana, no Bairro Vila Ideal, em Juiz de Fora, Padre Pitágoras de Paula Bandeira, comenta sobre esta celebração que para ele simboliza o encontro de Deus com a humanidade.

Para este momento doloroso do encontro de Jesus e Maria no caminho de sua crucificação e morte, podemos associar também ao sofrimento de tantas mães que no mundo de hoje padecem por alguma dor relacionada a seus filhos.

Segundo Padre Pitágoras celebrar este encontro, refletir sobre ele, ajuda aos fiéis também no seu processo de conversão.

Padre Pitágoras finaliza refletindo que a Semana Santa é a grande semana da nossa fé.

Nesta Terça-feira Santa, 16 de abril, em Juiz de Fora, haverá às 19h, a Santa Missa na Capela Senhor dos Passos (Santa Casa de Misericórdia) e na Igreja São Sebastião, atrás do Parque Halfeld, no Centro. Logo em seguida, às 20h, acontecerá a saída da procissão com a imagem do Senhor dos Passos da Capela da Santa Casa, e ao mesmo tempo, a saída da procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores da Igreja São Sebastião.


Na chegada à Catedral Metropolitana, por volta das 20h30, no Encontro das Procissões, no adro da Igreja, será proferido o Sermão do Encontro pelo Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira. A Rádio Catedral transmitirá, ao vivo, o Sermão.


Clique aqui e confira a programação completa para esta Terça-feira Santa em paróquias de Juiz de Fora e do interior da Arquidiocese. Algumas paróquias realizam também esta Procissão do Encontro na Quarta-feira Santa. Clique aqui e confira.

60 visualizações0 comentário
bottom of page