top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Procissão do Encontro: '“Que a gente alargue a tenda do nosso coração para ajudar o outro a vencer as dificuldades”, diz Padre Tarcísio Monay

Por Roberta Oliveira

Foto: Catedral Metropolitana/Facebook

Em paróquias da Arquidiocese, hoje, a Terça-feira Santa, é dia da Procissão do Encontro, quando Maria e Jesus se encontram a caminho do Calvário. Quando os caminhos das imagens do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores se unem é proclamado o “Sermão do Encontro”.


O pároco da paróquia São Geraldo, Padre Tarcísio Monay, explica o significado deste momento compartilhado entre mãe e filho para a sociedade atual.



Sobre o momento litúrgico que é recordado na Procissão do Encontro, Padre Tarcísio destaca o apoio que Jesus recebe ao ver a Maria neste momento de sofrimento. E isso é uma inspiração para todos os católicos.



Padre Tarcísio lembra que devemos estar abertos a estender mão e oferecer afeto nos vários encontros que temos durante a vida.



Padre Tarcísio Monay ressalta que os ensinamentos da Semana Santa devem ir além das cerimônias e serem praticados no dia a dia. E ele deixa uma bênção aos ouvintes da Rádio Catedral.




Procissões no Centro e na Zona Norte

No Centro, às 19h, o Arcebispo Metropolitano Dom Gil Antônio Moreira preside Missa na Capela Senhor dos Passos, na Santa Casa de Misericórdia, seguida de procissão com a imagem do Senhor dos Passos, que vai descer a Avenida Rio Branco pela pista Central, dos ônibus, subindo a rua Espírito Santo até o estacionamento da Catedral Metropolitana. Também às 19h, o Padre João Paulo Teixeira celebra missa na Igreja São Sebastião, seguida de procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores. Os participantes vão descer a Rua Marechal Deodoro, seguindo pela Avenida Rio Branco, na pista da direita dos automóveis sentido bairro Bom Pastor, subindo a rua Fernando Lobo, entrando no estacionamento da Catedral.

Às 20h30 está previsto o Sermão do Encontro em frente à Catedral Metropolitano, proferido pelo Padre Tiago Samuel Nunes Ferro, C.S.s.R., vigário paroquial da Paróquia da Glória. Na Zona Norte, a partir das 19h, sai a procissão com a imagem de Nossa Senhora da Dores da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, na Rua Wenceslau Braz, 363, no Jardim Natal seguindo pelas ruas Tenente Lucas Drumont, Rua Pedro Paulo da Silva, Rua Abílio Gomes.

No mesmo horário, a imagem do Senhor dos Passos serrá levada em procissão, saindo da Comunidade Nossa Senhora da Paz localizada na Rua João Leite de Oliveira, 319, no Encosta do Sol seguindo pelas ruas Abílio Gomes, Rua Teófilo Tertuliano da Silva, Rua Abílio Gomes. O encontro das imagens será na Rua Tomaz Gonzaga e o cortejo se desloca para a Igreja matriz de Nossa Senhora de Lourdes, na Av. JK, 790, Francisco Bernardino. Os agentes de trânsito vão acompanhar as procissões no Centro e na Zona Norte, fazendo interdições temporárias conforme o deslocamento do cortejo.

Outras cerimônias da Terça-feira Santa


Na Arquidiocese de Juiz de Fora, há também as comunidades que realizam hoje a Procissão do Depósito neste dia, dedicando-se à reflexão das Sete Dores de Maria ou das Sete Palavras de Jesus, à meditação da Via-Sacra, à oração do Terço e a celebrações penitenciais.


Nesta terça-feira, ainda estão previstas procissões e caminhadas penitenciais na Rua Amambaí, ambas no bairro Monte Castelo, às 5h e 19h30. Também haverá passagem de fieis a partir das 19h na Rua Maria Menon Tedesco. 


8 visualizações0 comentário
bottom of page