top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Procissão do Encontro: "Cristo e Maria solidários com o ser humano que sofre", diz Padre Leles

Por Roberta Oliveira

Foto: Assessoria Santa Casa


Neste 4 de abril, os católicos celebram a Terça-Feira Santa. Na Arquidiocese de Juiz de Fora, a principal celebração em muitas paróquias será a Procissão do Encontro - lembrando o momento em que a Virgem Maria e Jesus se encontram a caminho do Calvário.


Na região central, haverá missa às 19h na Capela da Santa Casa, presidida pelo Arcebispo Dom Gil Antônio Moreira. Em seguida, a imagem do Senhor dos Passos será levada em procissão até a Catedral. Da Igreja de São Sebastião, sairá ao mesmo tempo a imagem de Nossa Senhora das Dores.


O encontro será na Catedral, com o sermão do encontro que será proferido pelo vigário paroquial e diretor da Rádio Catedral, Padre Antônio Camilo de Paiva.


O Jornal Boa Nova conversou com o Padre José Leles da Silva sobre como a dor e o sofrimento estão presentes na nossa sociedade e o que podemos aprender com os sentimentos que Jesus e Maria viveram a caminho do calvário.


Empatia e misericórdia: entender a dor da outra pessoa

‌Como sempre, na procissão da região central, a imagem do Senhor dos Passos sairá da capela da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora. É uma ligação com a origem da instituição, como explica o diretor-secretário do hospital, padre José Leles da Silva.



Padre Leles lembra que a Igreja Católica faz memória nesta Terça-feira Santa sobre a profecia de Simeão na apresentação de Jesus no templo.



A caminhada do Senhor dos Passos também se reflete em todas as pessoas que estão na Santa Casa, nos hospitais e nas famílias, enfrentando dores e sofrimentos em busca de recuperação.


Mudanças no trânsito por causa da Procissão do Encontro

‌A Secretaria de Mobilidade Urbana, montou um esquema especial para acompanhar as cerimônias nos locais onde há maior tráfego para minimizar a retenção no trânsito.


Para a procissão no Centro, as interdições começam a partir de 19h30 e vão ser realizadas na pista central da Avenida Rio Branco, além de trechos das ruas Espírito Santo, Marechal Deodoro e Fernando Lobo, sofrem interdições.


Também estão previstas alterações para a passagem dos fiéis nos bairros São Mateus, Mundo Novo, Dom Bosco, Monte Castelo, Jardim Natal, Encosta do Sol e Francisco Bernardino.


Confira horários e locais onde haverá alterações:‌

19h - Paróquia Nossa Senhora de Lourdes: Primeira procissão saindo da Rua Tenente Lucas Drummont, 400, Jardim Natal com a imagem de Nossa Senhora da Dores seguindo pelas ruas Pedro Paulo da Silva, Stela Paleta de Alencar, Abílio Gomes, Tomáz Gonzaga onde acontecerá o encontro. Segunda procissão saindo da Comunidade Nossa Senhora da Paz localizada na Rua João Leite de Oliveira, 319, Encosta do Sol, seguindo pelas ruas Abílio Gomes, Teófilo Tertuliano da Silva, Abílio Gomes, Tomáz Gonzaga onde acontece o encontro. A procissão prossegue para a igreja matriz localizada na Av. Juscelino Kubitschek, 790, no Francisco Bernardino.

19h30 - Catedral Metropolitana: A procissão sai da Capela da Santa Casa, indo pela pista central da Av. Rio Branco, sentido a Catedral Metropolitana. Em seguida, sobe a rua Espírito Santo até o estacionamento da Catedral.

19h30 - Igreja São Sebastião: A procissão sai da Igreja São Sebastião pela Rua Marechal Deodoro, seguindo pela Av. Rio Branco, pista lateral de carros no sentido Bom Pastor, subindo a rua Fernando Lobo entrando no estacionamento da Igreja Catedral.

19h30 – Igreja Imaculada Conceição, Dom Bosco: A procissão segue pelas ruas Imaculada Conceição, João Manata, Araguari, Monsenhor Gustavo Freire até em frente a Igreja São Mateus.

20h - Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: Os fiéis saem da matriz na Rua Amambaí, e seguem pelas ruas Norberto Gerhein, Itatiaia, Branca Mascarenhas, Cel Quintão, Expedicionário Antônio Novaes e Eunice Weaver (Capela N. Sra. Das Graças).

20h15 - Igreja Nossa Sra. Auxiliadora, Mundo Novo: A procissão segue pelas ruas do Acre, Pedro Botti, Melo Franco, Engenheiro Bicalho e São Mateus até em frente a igreja.

21h – Igreja São Mateus: Interdição em frente a igreja São Mateus para sermão. Em seguida, procissão pelas ruas São Mateus, Monsenhor Gustavo Freire, Manoel Bernardino, Padre Café e novamente retornando para a Igreja São Mateus.

Foto: Arquidiocese Juiz de Fora

48 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page