Primeiro Plano 2025: melhores são premiados em noite de gala da sétima arte no Teatro Paschoal Carlos Magno
- Radio Catedral

- 10 de nov.
- 1 min de leitura
Por Rádio Catedral

Foi anunciada na noite de sábado, dia 8, no Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno, a lista de vencedores da 24ª edição do Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades.
O evento, que movimentou a cidade durante toda a semana, reuniu produções da região, do Brasil e de diversos países da América Latina, com exibição de curtas e longas, oficinas, debates e encontros entre realizadores e amantes da sétima arte.
Na Mostra Mercocidades, dedicada a filmes latino-americanos, o grande vencedor foi “FArDADO”, de Dan Biurrum, eleito Melhor Filme. Destaque também para “Salsa! (¡salsa!)”, de Antonina Kerguelén Román, que levou os prêmios de Melhor Direção e Melhor Primeiro Plano. Já o público e o Júri Jovem escolheram “Akababuru – Expressão de Espanto”, de Irati Dojura, como seu favorito.
A Mostra Regional premiou “Cor-de-rosa”, de Vinícius Maia Pereira, com o Incentivo Primeiro Plano, que garante R$ 12 mil para a produção de um novo curta a ser exibido na abertura do festival em 2026.
O filme também conquistou o voto popular. “Um homem feliz”, de Isabela Alves e Lucas Bonjour, levou o prêmio Luzes da Cidade, concedido pelos diretores da Mostra Mercocidades.
O festival é uma realização do Grupo de Cinéfilos e Agitadores Culturais Luzes da Cidade e reafirma Juiz de Fora como um polo de produção e exibição cinematográfica.









Comentários