top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Primeiro evento nacional de educação no Metaverso acontece no final de outubro

Por Danielle Quinelato


Você já ouviu falar em metaverso? Esse é um dos assuntos mais comentados nos últimos meses. O conceito, em alta desde que o Facebook anunciou a troca do nome para Meta, em outubro do ano passado, é visto como um futuro próximo que trará diversas mudanças no nosso cotidiano e até mesmo na maneira de fazer negócios.


Basicamente, Metaverso é um conceito que mescla realidade aumentada e ambientes virtuais. Ele pode ser entendido como uma vivência em um espaço virtual, mas com influências da vida real. Especialistas afirmam que, em um futuro próximo, as pessoas estarão no "mundo" da internet interagindo como se estivessem "dentro" dela. Ou seja, teremos avatares virtuais que poderão conversar, trabalhar, ter uma vida social com amigos e familiares, e bens materiais em um universo online.


Os limites e possibilidades do Metaverso serão o tema do Seminário de Extensão, Pesquisa e Internacionalização (SEPESQI) do Centro Universitário Estácio, em parceria com a Wyden Educacional. O evento, que acontece virtualmente nos dias 26 e 27 de outubro, chega à terceira edição com a expectativa de receber mais de 2.500 trabalhos científicos e de reunir mais de 100 mil pessoas, dentre estudantes, professores e pesquisadores de diferentes instituições.


A coordenadora do SEPESQI, Thaís Lacerda, explica a escolha do tema para o Seminário.


Segundo Thaís, o Metaverso será abordado de forma crítica, com a identificação de seus prós e contras.


Com a presença de convidados nacionais e internacionais, o SEPESQI se propõe a debater a importância das Tecnologias Digitais na Educação no processo de aprendizagem. A coordenadora do evento fala sobre as possibilidades do Metaverso, sobretudo no âmbito educacional.


Para Thaís Lacerda, a discussão proposta no evento tem o objetivo de mostrar que essa inovação pode contribuir efetivamente para a mediação pedagógica no processo de aprendizado.


Thais analisa que a utilização do Metaverso na educação ainda está no princípio, apesar de existirem muitas ferramentas disponíveis.


A coordenadora do Seminário de Extensão, Pesquisa e Internacionalização ressalta que a participação no evento é gratuita e aberta a todos os interessados.


Se você se interessou, reforçamos que terceira edição do SEPESQI acontece nos dias 26 e 27 de outubro, de forma on-line. As inscrições já estão disponíveis ao público pelo site www.sepesqi.com.

12 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page