top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Primeiro dia da 58ª Assembleia Geral da CNBB


por Giovane Rezende*

Teve início a 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), neste ano de forma totalmente virtual, devido à pandemia. O encontro foi aberto pelo Arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira de Azevedo.

A programação teve início com a Missa de abertura, presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB, Dom Joel Portella Amado, direto da Capela Nossa Senhora Aparecida na sede da entidade, em Brasília.

O Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, dirigiu-se, pela primeira vez, a todo o episcopado brasileiro. Ele foi nomeado pelo Papa Francisco no dia 29 de agosto de 2020 e desembarcou no Brasil para iniciar sua missão no dia 7 de janeiro de 2021.Em sua mensagem, o representante da Santa Sé no Brasil destacou a importância da reunião dos bispos que, mesmo de forma remota, é expressão de comunhão e testemunho de oração.


O núncio afirmou que a CNBB está agindo de forma corajosa. Frisou que, ao participar da reunião do Conselho Permanente da Conferência, percebeu que os bispos estão olhando para os flagelos que assolam a humanidade e chorando as dores do povo, com o coração de pastores, sem ficar a fazer análises rasas sobre a pandemia. Dom Giambattista, por fim, motivou os bispos a ouvirem o ruído do Espírito Santo e continuar a fazer uso dos “novos meios que a providência oferece”.

A primeira Coletiva de Imprensa abordou o tema central da Assembleia, que diz respeito ao Pilar da Palavra proposto pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Participaram o Arcebispo de Curitiba, no Paraná, e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, Dom José Antônio Peruzzo, que é membro da Comissão do Tema Central; o Bispo de Garanhuns, em Pernambuco, biblista e presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB, Dom Paulo Jackson Nóbrega de Souza; e o Bispo de Livramento de Nossa Senhora, na Bahia, liturgista e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, Dom Armando Bucciol.

Durante a explanação inicial, Dom Peruzzo disse que o tema da Palavra nunca vai ter sido suficientemente esgotado e que, devido a mudanças culturais e comportamentais, este tema sempre vai retornar.

Segundo Dom Armando Bucciol é necessário que tomemos consciência do valor dessa tomada de Palavra, com linguagem, ação missionária, na piedade popular, na família como sujeito fundamental, e reafirmar como Igreja o empenho de trabalhar com a juventude.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Souza, no mesmo sentido de Dom Armando, destacou a leitura e a acessibilidade da Palavra de Deus a todos, observando os terrenos onde a semente da Palavra vai ser fecundada.

Nesta segunda, ainda durante o primeiro dia, na parte da tarde, os Bispos analisaram a conjuntura social e eclesial do Brasil, a partir dos subsídios oferecidos por equipes da CNBB.


Confira a coletiva de imprensa completa:


Segundo dia


Nesta terça-feira, 13, entramos no segundo dia da 58ª Assembleia Geral da CNBB. O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira participa da programação. As atividades previstas já foram iniciadas na manhã de hoje, com a continuação dos debates sobre o tema central que diz respeito ao Pilar da Palavra proposto pelas diretrizes gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

O tema, inclusive, mesmo sem a possibilidade de votação de um documento, vai ter a reflexão do texto Casas da Palavra - Animação Biblíca da Vida e da Pastoral nas Comunidades Eclesiais Missionárias. A Assembleia Geral segue até a próxima sexta-feira, dia 16 de Abril.

Toda a programação pode ser acompanhada pelas redes sociais da CNBB, no Facebook, e pelo Youtube. A celebração diária das 7h, que é transmitida, direto da capela Nossa Senhora Aparecida na sede da CNBB, em Brasília, pode ser acompanhada pelas principais TVs Católicas do país.


*Com informações do portal A12

11 visualizações0 comentário
bottom of page