top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Prefeitura lança cartilha sobre Juiz de Fora na “onda amarela” contra a Covid-19


*Foto: Site PJF

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) lançou na última sexta-feira, 7, uma cartilha com informações a respeito da posição da cidade junto ao Programa “Minas Consciente”, do Governo do estado, de combate à pandemia da covid-19 (coronavírus). Nela estão as orientações necessárias para que todos possam cumprir os protocolos sanitários e as definições da “onda amarela”, à qual Juiz de Fora está inserida.


Desde maio, a cidade aderiu ao programa estadual, seguindo todas as medidas para que possa ser evitada sobrecarga no sistema de saúde. Diante da nova configuração do “Minas Consciente”, o sistema de quatro “ondas” passou a ser de três: "vermelha", restrição máxima; "amarela", intermediária, com significativa flexibilização; e "verde", que permite reabertura ampla de atividades. O objetivo da cartilha é diante das mudanças, explicar o novo protocolo, facilitando o entendimento de todo o processo, levando-se em conta seus ajustes e suas adequações.


O Prefeito de Juiz de Fora, Antônio Almas, destacou que ainda é preciso ter cuidado: “Não podemos achar que abrir o comércio significa que está tudo sob controle. Não está. Precisamos continuar tomando os devidos cuidados. É cada um fazendo a sua parte”.


A “onda amarela”, além de permitir a reabertura de lojas de variedades e de departamentos, livrarias, papelarias, bancas de jornais e revistas, tabacarias, comércio de bebidas e lojas de roupas e calçados, de joias e bijuterias, além de salões de belezas e barbearias, exige acompanhamento semanal dos números divulgados pela saúde, levando em conta a microrregião. De acordo com os indicadores, a cada 28 dias é feita análise para saber se há chance ou não de possível avanço no sistema de “ondas”.


A gerente de Marketing da Secretaria de Comunicação Pública (Secom) da PJF, Juliana Morandi, disse que “a ideia é justamente informar ao cidadão qual é a nossa realidade. Não é hora de termos dúvidas. É hora de cumprirmos as regras, com responsabilidade, e elas estão devidamente informadas nesta cartilha”.


Todo material, que inclui também cartazes já formatados e distribuídos por categoria, e prontos para serem impressos e afixados nos estabelecimentos, está disponível no site covid19.pjf.mg.gov.br. Além disso, o cidadão passa a contar com canal direto junto à Prefeitura, onde poderá tirar dúvidas e dar sugestões, bastando apenas preencher formulário simples.


Celebrações religiosas


O Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19 liberou as celebrações religiosas em Juiz de Fora também a partir do sábado, 8. Para a volta, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em parceria com lideranças religiosas e o Ministério Público (MP), elaboraram um protocolo para prevenção e controle da transmissão da Covid-19 na celebração presencial de cultos religiosos.


Segundo o protocolo municipal, há o limite de ocupação de 30% dos assentos, com distanciamento mínimo de 2 metros entre as pessoas, e com a capacidade máxima aceitável de cem fiéis por encontro. Contudo, durante live realizada na sexta-feira, 7, o Prefeito Antônio Almas solicitou que pessoas idosas e com comorbidades evitem as celebrações. O protocolo para cultos religiosos definiu 11 medidas gerais para as celebrações e nove específicas. Clique aqui e confira.


O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, anunciou na sexta-feira, dia 7, a abertura das Igrejas na cidade, para este domingo (9), dia dos Pais e os fiéis já puderam participar das missas presencialmente.


Dom Gil indicou que a organização dos templos ficará a cargo dos Padres e que aquelas pessoas que quiserem participar das Missas deverão entrar em contato com a paróquia de preferência para inscrição prévia. Nesta semana, o Arcebispo divulgará orientações específicas relacionadas ao retorno das celebrações presenciais, respeitando o decreto divulgado pelo Executivo.


Clique aqui e confira as orientações da PJF para as celebrações religiosas presenciais.

48 visualizações0 comentário
bottom of page