• Radio Catedral

Prefeitura de Juiz de Fora revoga pontos facultativos do carnaval 2021

Por Fabíola Castro

*Foto: Site PJF

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) divulgou nesta quinta-feira (28), no Diário Oficial Eletrônico do Município, no Atos do Governo, uma Portaria que revoga os pontos facultativos do Carnaval, nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro de 2021, respectivamente, segunda-feira (véspera de Carnaval), terça-feira (Carnaval) e Quarta-feira de Cinzas. O carnaval não é considerado feriado nacional, conforme Lei nº 9.093, de 12 de setembro de 1995.


De acordo com a Prefeitura, a iniciativa se dá “considerando a necessidade de serem adotadas medidas visando à diminuição dos índices de contaminação e letalidade decorrentes da Covid-19. E ainda, diante da constatação de que em Juiz de Fora e no Brasil, de forma geral, houve um aumento no número de casos de Covid-19 e de óbitos, após os feriados de Natal e do Réveillon.


O Executivo ressalta que "é importante que se tenha menos feriados nesse momento, principalmente os prolongados, para estimular a manter as pessoas na cidade, evitando aglomerações, sabendo que as pessoas reduzem a sua vigilância em viagens, ainda mais no verão, nas praias e nas cachoeiras".


A PJF destaca ainda que a ação foi adotada por outras administrações no Brasil, como nas capitais Salvador, Rio de Janeiro e Brasília, e visa evitar as aglomerações características do Carnaval. A Administração Municipal diz também que o cancelamento do ponto facultativo serve, portanto, como um desincentivo a essas viagens, evitando que a cidade importe novos casos de contaminação por Covid-19.


Um outro ponto já havia sido levantado pela Secretária de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas, Aline Junqueira, em coletiva na última terça-feira, dia 26, quando ela destacou a preocupação com eventos clandestinos, com a aproximação do Carnaval, como aqueles realizados em granjas alugadas.



0 comentário