top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Prefeitura de Juiz de Fora libera celebrações religiosas com limite de 30% de ocupação dos assentos

Por Giovane Rezende


Foto: Arquidiocese JF

Em reunião realizada durante a noite de quinta-feira (6), o Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19 liberou as celebrações religiosas em Juiz de Fora a partir de sábado (8). Para a volta dos cultos, a Prefeitura de Juiz de Fora, em parceria com lideranças religiosas e o Ministério Público, elaboraram um protocolo para prevenção e controle à mitigação da transmissão da Covid-19 na celebração presencial de cultos religiosos.


Segundo o protocolo municipal, há o limite de ocupação de 30% dos assentos, com distanciamento mínimo de 2 metros entre as pessoas, e com a capacidade máxima aceitável de cem fiéis por encontro. Contudo, durante transmissão ao vivo realizada nesta sexta-feira (7), o prefeito Antônio Almas solicitou que pessoas idosas e com comorbidades evitem as celebrações.


O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, anunciou a abertura das Igrejas já no próximo domingo (9), dia dos Pais. Dom Gil fala sobre as medidas tomadas pela nossa Igreja Particular.

O protocolo para cultos religiosos definiu 11 medidas gerais para as celebrações e nove específicas. Dentre as medidas gerais, estão a colocação de cartazes informativos nas entradas dos templos sobre as medidas sanitárias citadas no protocolo; a obrigação de tratar o tema coronavírus com destaque para as medidas de prevenção; a lotação máxima autorizada vai ser de no máximo 30% da capacidade de assentos do templo ou igreja, desde que seja garantido o espaçamento mínimo de dois metros entre os presentes, limitado ao quantitativo de cem pessoas; a demarcação dos locais e espaços para filas e esperas; procedimentos de limpeza; medição de temperatura na entrada e fornecimento de álcool em gel; orientação para que pessoas com sintomas de resfriado ou gripe não participem das celebrações; entre outras.


Entre as medidas específicas, estão a obrigatoriedade de mascáras nos templos; formação alternada entre as fileiras dos bancos, garantindo o espaçamento de dois metros entre os fiéis; dispensadores de álcool em gel em lugares estratégicos; evitar o contato físico; entre outras.


Todas as medidas gerais e específicas para a realização das celebrações religiosas em Juiz de Fora podem ser conferidas no site da Prefeitura.

321 visualizações0 comentário
bottom of page