Prefeitura de Juiz de Fora lança edital do Novo Transporte Público
- Silvia Carvalho
- há 7 minutos
- 1 min de leitura
Por Rádio Catedral

A prefeita Margarida Salomão anunciou nesta quarta-feira, dia 3, a publicação do edital que vai definir o Novo Transporte Público da cidade. O projeto prevê mudanças significativas na operação das linhas e na frota, com implantação a partir de setembro de 2026.
Segundo a Prefeitura, o novo sistema será composto por linhas expressas, diretas entre Centro e bairros, linhas paradoras, de bairro e também rurais. Além disso, a proposta inclui a incorporação de mais de 100 novos veículos, todos com foco em ampliar a mobilidade, o conforto e a eficiência do serviço.
As empresas interessadas em participar da licitação têm até o dia 19 de janeiro, às 9h30, para entregar a documentação na sede da Prefeitura, na Avenida Brasil. A futura concessão valerá por 15 anos.
Inspirado no modelo BRS — Bus Rapid Service — o redesenho prevê um conjunto de 254 linhas integradas. A nova estrutura promete três benefícios principais: mais economia, com pagamento proporcional ao serviço oferecido; mais eficiência, ajustando o número de viagens à demanda real; e mais flexibilidade, permitindo mudanças de horários e trajetos sempre que necessário.
Nas redes sociais, a prefeita Margarida Salomão destacou que a nova licitação é uma promessa de campanha que está sendo cumprida.
O secretário de Mobilidade Urbana, Richard Tavares, destacou que o edital incorpora investimentos importantes, focando em mais tecnologia, mais conforto e segurança.
Todo o processo foi precedido por uma consulta pública de 31 dias, que recebeu quase duas mil contribuições de moradores, instituições e órgãos de controle. Após as análises, o edital foi ajustado e publicado, como destaca a prefeita Margarida Salomão.









Comentários