Prefeitura de Juiz de Fora inicia processo para armamento da Guarda Municipal
- Radio Catedral
- há 23 horas
- 1 min de leitura
Por Rádio Catedral

A Prefeitura de Juiz de Fora anunciou, nesta quinta-feira, dia 31 de julho, uma mudança na atuação da Guarda Municipal. A prefeita Margarida Salomão informou, em coletiva de imprensa, que a corporação, a partir de 2026, passará a ser armada.
Segundo a prefeita, os guardas municipais serão treinados e capacitados para portar armas de fogo, em resposta ao aumento das demandas de segurança na cidade, principalmente no que diz respeito ao patrimônio público, e à sofisticação das ações criminosas.
O município formalizou a adesão ao processo de armamento, com o envio de um ofício à Polícia Federal, solicitando autorização para o porte funcional de arma de fogo pelos guardas municipais, conforme previsto na Instrução Normativa da PF de junho deste ano.
Juiz de Fora conta atualmente com 107 guardas municipais. Todos passarão por avaliação psicológica e formação técnica específica. O armamento será cuidadosamente controlado e armazenado em local seguro, equipado com dispositivos de segurança e sistema de combate a incêndio, sob responsabilidade da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania.
A prefeita Margarida Salomão também destacou o impacto preventivo da medida.
Comments