top of page

Prefeitura de Juiz de Fora e Governo de MG firmam acordo para investimento em novo HPS

  • Foto do escritor: Radio Catedral
    Radio Catedral
  • 30 de jun.
  • 2 min de leitura

Por Rádio Catedral



ree

O Governo de Minas e a Prefeitura de Juiz de Fora anunciaram um acordo para construção de um novo Hospital de Pronto-Socorro (HPS) na cidade. O objetivo é enfrentar o atual gargalo na área da saúde pública da região.


A parceria foi confirmada durante audiência na Vara da Fazenda Pública, conduzida pelo juiz Marcelo Piragibe. Nas redes sociais, a prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, afirmou que a reunião entre Estado e Município foi produtiva, embora ainda existam pendências técnicas quanto ao uso do antigo prédio. Ela destacou que há um entendimento entre as partes para viabilizar o novo hospital com recursos do Estado.


Segundo o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, o Estado vai financiar a obra, enquanto a Prefeitura ficará responsável pela execução do projeto. Ainda não há definição sobre o local da construção, mas há possibilidade de que o novo HPS seja instalado no esqueleto do antigo Hospital Regional, parado desde 2017.


O novo HPS faz parte de um pacote de investimentos de R$ 300 milhões na saúde da Zona da Mata. Segundo Fábio Baccheretti, o objetivo é descentralizar o atendimento de alta complexidade, com melhorias também em hospitais de cidades como Lima Duarte, Bicas, Muriaé, Carangola e Santos Dumont.


Ainda conforme Fábio Baccheretti, ficou acordado ainda que há detalhes técnicos a serem resolvidos para viabilizar a retomada das obras. Para isso, houve consenso quanto à nomeação de profissionais da UFJF, das áreas de arquitetura, engenharia e economia, que prestarão assessoria técnica nas próximas etapas e audiências.


O anúncio do novo HPS reacende uma esperança após anos de impasses. A obra do Hospital Regional começou em 2010, mas foi paralisada em 2017 por falta de recursos. O Estado rejeitou a prestação de contas apresentada pela Prefeitura e apontou irregularidades.


Em 2022, um acordo mediado pelo Ministério Público tentou resolver a situação, mas acabou rompido dois anos depois, com o bloqueio de repasses estaduais para Juiz de Fora. O Ministério Público ingressou com Ação Civil Pública cobrando a conclusão da obra, considerando superficial a justificativa do Estado de que a retomada seria inviável.


Confira a ata da audiência pública entre Prefeitura e Secretaria de Estado da Saúde.

Comentários


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page