top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Prefeitura de Juiz de Fora anuncia volta às aulas presenciais para 20 de setembro

Por Rádio Catedral

*Foto: site PJF.

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), anunciou na tarde desta quarta-feira (8), que o retorno das aulas presenciais na cidade será no próximo dia 20 de setembro de forma híbrida, facultativa e escalonada. Os primeiros alunos a retornarem serão os da educação infantil.


Ainda de acordo com a PJF, a primeira semana será destinada à preparação dos trabalhadores e trabalhadoras da educação, e as semanas seguintes ao retorno dos alunos. A educação infantil volta presencialmente a partir do dia 27 de setembro. Em seguida, no dia 4 de outubro, será a vez do ensino fundamental I e Ensino de Jovens e Adultos (EJA). No dia 11 de outubro, retorna o ensino fundamental II e ensino médio. O último grupo a voltar às aulas presenciais será dos alunos do ensino superior, no dia 18 de outubro.


Essa programação, conforme a Prefeitura, será cumprida atendendo às regras sanitárias estabelecidas pelo Município, com a vigência dos protocolos sanitários definidos pela Secretaria de Saúde. O retorno gradual e escalonado respeitará a completa imunização dos trabalhadores e das trabalhadoras da educação com a aplicação das duas doses da vacina contra a Covid-19, além do período de 14 dias para completar o processo da imunização.


Segundo a Administração Municipal, a decisão está em consonância com o que deliberou o Conselho Municipal de Educação, órgão responsável pela construção da volta às salas de aula de forma presencial em Juiz de Fora.


“Nesses termos, estamos lavrando Termo de Acordo com o Ministério Público de Minas Gerais, acordo que foi intermediado pelo Dr. Carlos André Bittencourt Mariani, e, com isso, encerram-se as disputas legais que tinham como objeto a retomada da educação presencial no município. Quero também mencionar que, com esse ato, atendemos ao que já tínhamos anunciado em Audiência Pública, ocorrida na Egrégia Câmara que, em atendimento ao que dispunha a resolução do Conselho Municipal de Educação, teríamos atendidos todos os requisitos sanitários que consideramos relevantes para o retorno da educação presencial agora no mês de setembro”, destacou a prefeita.


Participaram da assinatura do documento a Prefeitura e o Ministério Público. Estavam na reunião, a Prefeita Margarida Salomão; as secretárias de Educação, Nádia Ribas; de Saúde, Ana Pimentel; o secretário de Comunicação, Márcio Guerra; o Procurador-Geral do Município, Marcus Motta Monteiro de Carvalho, o presidente da Câmara Municipal, Juraci Scheffer e a presidente da Comissão de Educação, Cultura e Turismo da Câmara, Cida Oliveira; além de Samyra Ribeiro Namen, da Promotoria de Justiça de Defesa da Educação, da Criança e do Adolescente; Jorge Tobias de Souza, da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde; Mayra Conceição Silva, da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Educação, da Criança e do Adolescente e Rodrigo Ferreira de Barros, da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde da Macrorregião Sanitária Sudeste.


Em vídeo publicado nas redes sociais da Prefeitura de Juiz de Fora, a Prefeita Margarida Salomão e as Secretárias de Educação, Nádia Ribas, e de Saúde, Ana Pimentel, explicam como se deu a decisão de retorno das aulas presenciais e como será a retomada. Confira:




22 visualizações0 comentário
bottom of page