Prefeitura de Juiz de Fora anuncia aprovação para obras de macrodrenagem no Bairro Santa Luzia
- Silvia Carvalho
- 15 de out.
- 2 min de leitura
Por Rádio Catedral

A Prefeitura de Juiz de Fora anunciou a aprovação dos projetos de macrodrenagem e esgotamento sanitário do córrego de Santa Luzia via Programa de Aceleração do Crescimento – PAC – do Governo Federal.
A iniciativa marca o primeiro passo para a contratação das obras, que terão consulta pública aberta até o final deste mês, como falou a Prefeita Margarida Salomão.
O reservatório subterrâneo no bairro Teixeiras terá 11 metros de profundidade e capacidade para quase 50 mil m³ de água, com estação de bombeamento. Acima dele, será implantado um campo de futebol com gramado sintético, nos mesmos padrões do construído no bairro Amazônia. O diretor-presidente da Cesama, Lincoln Santos falou sobre a importância do projeto para a cidade
Em Santa Luzia, serão 2,2 km de canalização do córrego, com ampliação do canal de 5 para 8 metros entre a queda-d’água e a UPA Santa Luzia, e requalificação estrutural do trecho até a rotatória do bairro. Com explica a secretária de Obras, Bruna Rocha.
Paralelamente, será implantada a coletora de esgoto em parceria com a Cesama, retirando o esgoto do córrego. No trecho da estrada do Graminha, estão previstos 600 metros de canalização em gabião, melhorando a vazão da água e reduzindo os riscos de inundação.
De acordo com o secretário de Governo, Ronaldo Pinto Junior, a consulta pública será o passo que antecede a licitação, a ser feita ainda nesse mês de outubro.
A Prefeitura de Juiz de Fora garantiu junto ao Governo Federal R$ 356 milhões em investimentos para obras de macrodrenagem e esgotamento sanitário nas bacias dos córregos Ipiranga (Santa Luzia), São Pedro (São Pedro, Democrata e Mariano Procópio) e Humaitá (bairro Industrial).
A intervenção no bairro Industrial já passou pelas etapas de consulta e audiência pública e encontra-se com edital de licitação aberto até 22 de janeiro de 2026.









Comentários