top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Prefeitura anuncia retorno da Lei Murilo Mendes

Por Giovane Rezende

Foto: Giovane Rezende

Em entrevista coletiva na tarde desta Terça-Feira (16), o Prefeito de Juiz de Fora, Antônio Almas, anunciou o retorno da Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura. Após passar 2017 e 2018 sem ser executada, o ano em que a lei completa 25 anos, contará com a abertura do edital.


Com edital previsto para o fim de Agosto, a 20ª edição da lei que financia projetos culturais, vai disponibilizar R$ 1,5 milhão para os aprovados na seleção. A verba é oriunda do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fumic).


Nesta edição, algumas novidades serão apresentadas, como o aumento do teto para os projetos, a possibilidade de inscrições on-line, a presença de pareceristas de outras cidades, e assim por diante, como comenta o diretor-geral da Funalfa, a Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage, Zezinho Mancini.

Presente na aprovação da Lei Murilo Mendes, como vereador em 1994, o Prefeito Antônio Almas, destacou o retorno do edital, em meio aos problemas financeiros enfrentados pelo município.

Antônio Almas aponta que, além dos benefícios culturais, já que 30% de todo o acervo é repassado às escolas, bibliotecas públicas e comunitárias além de entidades e eventos, os projetos aprovados pela Lei Murilo Mendes também geram retorno financeiro aos juiz-foranos.

Durante os 25 anos da Lei Murilo Mendes foram investidos mais de R$ 13 milhões em 1075 projetos culturais. O edital lançado em Agosto de 2019 vai impactar em ações realizadas no próximo ano, 2020.


40 visualizações0 comentário
bottom of page