Prefeitos destacam importância de base aérea para atendimento de emergência. Obra foi lançada na quarta (22)
- Radio Catedral
- 23 de jan.
- 1 min de leitura
Por Rádio Catedral

Um passo importante para agilizar o atendimento de urgência e emergência na região. Assim os prefeitos classificaram a nova base aérea integrada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros, cuja pedra fundamental foi lançada ontem no Aeroporto da Serrinha em Juiz de Fora, com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema.
A 5ª Companhia Especial de Operações Aéreas e do Suporte Aéreo Avançado de Vida vai atender a 198 municípios consorciados ao CISDESTE e ao CISRU, com uma população estimada em 3,2 milhões de pessoas. De acordo com o prefeito de Barbacena e presidente do CISRU, Carlos Du, o novo serviço vai dar celeridade aos atendimentos em toda a região.
O presidente do SAMU-CISDESTE e prefeito de Leopoldina, Pedro Junqueira, também ressaltou a importância da base aérea, que está prevista para entrar em operação no primeiro trimestre de 2026.
A obra, que tem custo estimado de 4 milhões de reais, foi viabilizada por um esforço conjunto entre o Ministério Público, o Governo de Minas Gerais, o Corpo de Bombeiros, as Regionais de Saúde e os consórcios intermunicipais.
Cada um dos 198 municípios contribuiu com uma taxa de um real e 53 centavos por habitante. O governador Romeu Zema ressaltou que sem a divisão dos custos e o trabalho conjunto, não seria possível a realização da obra.
Leia mais:
Comments