top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Prefeita de Juiz de Fora decreta estado de emergência na cidade por conta das chuvas

A Prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, decretou estado de emergência na cidade por conta das chuvas e realizou vistorias em áreas afetadas nesta terça-feira (11)


Por Fabíola Castro

*Foto: Reprodução Facebook PJF.

Após as fortes chuvas que vêm atingindo Juiz de Fora, assim como todo Estado de Minas Gerais nos últimos dias, a cidade entrou em estado de alerta devido a alagamentos, escorregamentos de talude - que causaram interdições de vias - e transbordamento do rio Paraibuna que corta o município. Diante disso, a Prefeita Margarida Salomão, decretou estado de emergência no município.

A chefe do Executivo, secretários municipais, membros da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) e da Defesa Civil, estiveram nesta terça-feira (11) em diversas regiões da cidade, vistoriando as áreas mais afetadas pelos temporais.


Conforme divulgado pela Defesa Civil, da manhã da segunda-feira (10) até às 9h10 desta terça-feira (11), foram 174 registros, sendo 76 na zona Leste, 74 na zona Norte e 24 na zona Sul. A equipe da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) esteve no bairro Industrial.

As visitas seguiram também nos bairros Democrata, Linhares e Três Moinhos.


Nos últimos quatro dias, choveu em Juiz de Fora mais da metade do esperado para o mês. O nível do Rio Paraibuna atingiu 3,98m, quando o nível normal é de 1,40m. Orientação da Defesa Civil


A Defesa Civil pede que a população fique atenta para indícios de ameaça de deslizamentos, como trincas e fissuras nas moradias, e trincas e movimentação de solo nos terrenos. Além disso, o órgão pede que as pessoas evitem transitar em áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios. Quem estiver em local seguro, deve permanecer em caso chuva intensa. Diante de uma emergência, a população deve ligar para 199. A central de atendimento da Defesa Civil funciona 24 horas por dia.


Áreas interditadas e liberadas


A Secretaria de Mobilidade Urbana(SMU) de Juiz de Fora informou que a Ponte Domingos Alves Pereira, a ponte vermelha, no Bairro Santa Terezinha, já foi liberada, após ser interditada na manhã desta terça (11). Os agentes de transporte e trânsito da SMU estiveram no local monitorando o tráfego e orientando os motoristas. Com a redução do nível de água do Rio Paraibuna e a não concretização das previsões de chuvas fortes na cidade, a ponte está totalmente liberada ao trânsito de veículos. Todos os desvios nos arredores já foram removidos e as vias estão com circulação normal. O Acesso Norte, na altura do bairro Industrial, segue fechado ao trânsito de veículos. E a Rua Monsenhor Gustavo Freire, em frente ao número 1.200, no Bairro Dom Bosco, também permanece interditada devido ao escorregamento de talude que ocorreu no local. A previsão de liberação dessa via é somente na quinta-feira (13), conforme a Secretaria de Mobilidade Urbana.

Os ônibus urbanos continuam com alteração de itinerário. As linhas 511 e 512 - Dom Bosco, 515 - Dom Orione e 537 - Jardim da Serra estão circulando no sentido centro/bairro pela Avenida Presidente Itamar Franco. Já no sentido bairro/centro, o itinerário foi alterado para Rua Monsenhor Gustavo Freire, Rua Araguari, Rua Cruzador Bahia e novamente Rua Monsenhor Gustavo Freire. Os veículos de passeio devem realizar o desvio pela Rua Araguari ou pela Avenida Presidente Itamar Franco.




15 visualizações0 comentário
bottom of page