top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Prefeita de Juiz de Fora assina homologação do novo comércio popular da cidade

Por Fabíola Castro

*Foto: PJF.

Nesta terça-feira, 19, a prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, assinou a homologação do processo de licitação do edital do comércio popular da cidade, que não era atualizado há mais de 30 anos. O edital do Comércio Popular, construído em conjunto com todos os setores do comércio popular e do comércio lojista, concede 235 vagas para ocupação de pontos na região central.


A prefeita Margarida Salomão destacou que comércio de rua e comércio convencional não são contrários um ao outro.


O objetivo, segundo a Administração Municipal, dessa assinatura, é de reorganizar o espaço público, garantir a mobilidade e a geração de renda, além de combater a precarização do trabalho, valorizar os comerciantes populares e promover melhoria na mobilidade urbana. A medida ainda visa garantir, segundo a PJF, que as licenças sejam concedidas com critérios pré-estabelecidos de forma transparente e democrática.


O edital, de acordo com o Executivo, é uma demanda de mais de três décadas em Juiz de Fora e foi elaborado de forma conjunta, com representantes do poder público, do comércio popular e do comércio lojista.


Esta é a primeira licitação do setor em mais de trinta anos e atende às exigências da Lei Municipal vigente nº 14.403/2022. A PJF disponibilizou um atendimento especial por dois meses para auxiliar na aquisição de documentos para aqueles que buscaram a regularização. No dia 2 de setembro, foi divulgada a lista de selecionados no edital do Comércio Popular. Após a análise das propostas técnicas apresentadas, todos os inscritos que cumpriram as condições estabelecidas foram classificados.


Estiveram presentes no encontro para homologação do novo comércio popular da cidade, além da Prefeita Margarida Salomão; a secretária de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), Aline Junqueira; a secretária de Governo, Cidinha Louzada; a Presidente da Associação de Apoio do Comércio Popular de Rua de JF, Jordana Eny da Silva; o presidente da Associação de Apoio aos Camelôs, Ambulantes e Artesãos de Juiz de Fora, Cláudio Souza; a secretária de Segurança Urbana e Cidadania, Letícia Paiva Delgado; o secretário de Planejamento Urbano, Raphael Lopes Ribeiro; o secretário de Transformação Digital e Administrativa, Eduardo Floriano; os vereadores Luiz Otávio Fernandes Coelho (Pardal); Juraci Scheffer e João Wagner Antoniol e o assessor da Diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas, Oscar Furtado.


*Foto: PJF.

6 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page