Prazo para entrega da RAIS termina na sexta (8)
- Radio Catedral

- 6 de ago.
- 1 min de leitura
Por Rádio Catedral com Agência Brasil

Termina na próxima sexta-feira, dia 8, o prazo para que empresas entreguem ao Ministério do Trabalho e Emprego as declarações da Relação Anual de Informações Sociais, a RAIS. As informações com Silvia Carvalho.
Empregadores que não declararem estarão sujeitos ao pagamento de multas. Entre os dados que a RAIS permite que sejam conhecidos, está a remuneração média do brasileiro, que em 2023 foi de R$ 3.679,97 e em 2024, de acordo com dados preliminares, R$ 3.706,90.
A informação faz parte da publicação Relação Anual de Informações Sociais ano-base 2024 (parcial), do Ministério do Trabalho e Emprego.
Embora o Ministério já disponibilize os dados preliminares da RAIS 2024, a declaração que está sendo enviada ao órgão é referente aos anos-base de 1976 a 2022, para contemplar empregadores que ainda não tenham mandado o documento de anos anteriores.
De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, as informações de anos anteriores são fundamentais para que o governo identifique os trabalhadores com direito ao Abono Salarial PIS/PASEP. As informações fornecidas pela RAIS ainda servem para a auxiliar na concessão de benefícios sociais, como o seguro desemprego e para fins previdenciários em eventual demanda judicial.
A falta de envio dos dados da RAIS por parte dos empregadores pode impedir o recebimento de benefícios. A RAIS também é uma importante ferramenta para o controle da atividade trabalhista no país, subsidiando a elaboração de estatísticas e o acompanhamento do mercado de trabalho.









Comentários