top of page

Prazo para alistamento militar termina nesta terça (30)

  • Foto do escritor: Silvia Carvalho
    Silvia Carvalho
  • 29 de jun.
  • 1 min de leitura

Por Rádio Catedral


Foto: Agência Gov
Foto: Agência Gov

Os jovens que completam 18 anos em 2026 têm até esta terça-feira, dia 30, para realizar o alistamento militar. A expectativa é que mais de um milhão de brasileiros façam o procedimento neste ano.


O alistamento é obrigatório para os homens nascidos em 2008 e voluntário para as mulheres que também completam 18 anos em 2026 e desejam ingressar nas Forças Armadas. Neste último caso, há vagas para Juiz de Fora. O procedimento é gratuito e pode ser feito pela internet ou presencialmente na Junta de Serviço Militar mais próxima.


Quem perder o prazo terá que pagar multa para regularizar a situação militar. Além disso, enquanto permanecer irregular, poderá enfrentar restrições para obter passaporte, assumir cargos públicos, matricular-se em instituições de ensino, participar de concursos públicos e ter acesso a alguns benefícios previstos em lei.


Já no caso das mulheres, como o alistamento é voluntário, as inscrições só podem ser feitas até o dia 30 de junho. Depois dessa data, não será mais possível participar do processo seletivo.

Comentários


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page