top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Por uma comunicação edificante e responsável: a inspiração de Nossa Senhora da Comunicação

Por Rádio Catedral




Neste sábado (18) é celebrado o Dia de Nossa Senhora da Comunicação. A devoção começou na França e chegou a Minas Gerais com os salesianos. Em diversos locais do Brasil, este título mariano é o patrono das Pastorais de Comunicação da Igreja Católica.


Em Juiz de Fora, quem passa pela Rua Dom Silvério, na altura do número 461, vê o desenho da Virgem Maria erguendo o Menino Jesus, perto da entrada da Rádio Catedral.


O objetivo desta devoção mariana é lembrar que foi Nossa Senhora a portadora da Boa Nova: ela recebeu a missão de trazer Jesus ao mundo.


No Jornal Boa Nova, o Vigário Episcopal para Comunicação e diretor da Rádio Catedral, Padre Antônio Camilo de Paiva, destacou a importância do exemplo e da intercessão de Nossa Senhora pela comunicação positiva, edificante, responsável e verdadeira na sociedade atual.





A história de Nossa Senhora da Comunicação


Segundo artigo do Cardeal Dom Orani Tempesta, O.Cist. Arcebispo do Rio de Janeiro para o site A12, na cidade de Somme, na França, há uma imagem dourada da Virgem Maria elevando o Menino Jesus de braços abertos em forma de cruz, no alto da torre da Basílica de Nossa Senhora de Brebières de Albert.


A obra foi criada pelo artista Albert Roze, que a batizou de “A Virgem dourada coroando a Basílica de Nossa Senhora de Brebières”. A imagem de seis metros de altura foi coberta com 40 mil folhas de ouro e fica em uma cúpula no alto da torre de 62 metros.


Em 1915, durante a primeira guerra mundial, uma bomba atingiu a cúpula, que concede suporte à imagem da Virgem. A basílica foi destruída, mas a imagem da Virgem se manteve em um equilíbrio precário e impressionante. A foto da Basílica destruída e a Virgem inclinando-se correu o mundo porque os soldados a que enviavam como um cartão postal. Entre 1927 e 1931 a Basílica foi reconstruída, e uma réplica da Virgem Dourada foi novamente instalada no alto da torre.


A devoção chegou ao Brasil por meio do casal Manoel Casado Lima e a esposa, Sra. Carolina, viscondessa do Livramento, de Recife. Eles compraram uma pequena réplica da imagem e deram de presente ao Padre Pedro Falcone. O sacerdote a doou ao Sistema Salesiano de Vídeo-Comunicação (SSV) em Itatiaia, MG, onde a Imagem da Virgem de Albert foi batizada como “Nossa Senhora da Comunicação”.


Oração à Nossa Senhora da Comunicação


Virgem Santa da Comunicação,

Vós que acolhestes o Verbo

e o apresentastes ao mundo

pela divina maternidade;

ajudai-nos a nos comunicarmos

e mostrarmos o rosto de Jesus para todos.


Faze-nos usar de todos os meios disponíveis

para anunciarmos o amor de Deus

e denunciarmos tudo que seja motivo de morte.


Que a tecnologia, com seus avanços,

seja sempre instrumento de comunicação

para a promoção da vida.


Que os agentes da comunicação

sejam amantes da verdade

em favor do bem comum,

incentivando a fraternidade

e a solidariedade entre os povos.


Ó Maria da Comunicação,

intercedei por todos nós

que queremos comunicar ao mundo

o vosso Filho e Senhor nosso,

Jesus Cristo.


Amém.


Nossa Senhora da Comunicação,

Rogai por nós!

2 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page