top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

"Por mais operários para a messe": a mensagem de Dom Gil Antônio Moreira no Dia do Padre

Por Roberta Oliveira


Nesta quinta-feira, 4 de agosto, é celebrado o Dia do Padre. O Clero está reunido desde cedo no Seminário Santo Antônio. Além disso, será anunciado neste dia qual título de Nossa Senhora será a padroeira da Arquidiocese de Juiz de Fora.

O Arcebispo Metropolitano Dom Gil Antônio Moreira destacou a inspiração de São João Maria Vianney e a programação que está sendo realizada nesta quinta.


Neste dia de refletir sobre a vocação sacerdotal, Dom Gil Antônio Moreira deixa um pedido a todos.


História de São João Maria Vianney*


São João Maria Vianney nasceu no ano de 1786, em Dardilly, França. Seus pais, Mateus e Maria, tiveram sete filhos; ele foi o quarto. Desde a infância, ele dizia que queria ser sacerdote.


Ele enfrentou a resistência do pai para seguir a vida religiosa, mas, com a ajuda do pároco, aos vinte anos de idade, ele foi para o Seminário de Écully. No local, ele encontrou dificuldades por causa de sua falta de instrução. Os professores e superiores o consideravam um rude camponês que não conseguia acompanhar os estudos, principalmente, filosofia e teologia.


Em 1815, João Maria Batista Vianney foi ordenado sacerdote, porém, com um impedimento: não poderia ser confessor, já que não era considerado capaz de guiar consciências. Três anos depois, conseguiu a liberação para exercer o apostolado plenamente.


Então, foi designado vigário geral na cidade de Ars-sur-Formans, conhecida pelos vícios, bebedeiras, bailes, trabalhos aos domingos e blasfêmias. Contudo, ele reverteu essa triste realidade após treze anos de exemplo, caridade, piedade e perseverança. A igreja ficava lotada e todos queriam confessar-se.


A fama de santidade de João Maria Batista Vianney percorreu toda a Europa. Muitas pessoas iam até a paróquia de Ars para ver o padre e para confessar-se com ele.


A sua vida sacerdotal durou 40 anos. Ele morreu em 1859, com 73 anos. João Maria Batista Vianney foi canonizado pelo Papa Pio XI, em 1925, mas já era venerado como santo.


Foi proclamado padroeiro dos sacerdotes, além disso, no dia de sua festa, passou a ser celebrado o Dia do Padre.


*Fonte: site Canção Nova


Proclamação da Patrona da Arquidiocese


Ao final da missa solene de São João Maria Vianney, a partir de 12h, na capela do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, será anunciado qual título de Nossa Senhora será padroeira da Arquidiocese junto com Santo Antônio.


A escolha é parte da caminhada para a celebração do Centenário da Diocese de Juiz de Fora. Lembrando que o primeiro ano do triênio preparatório teve São José como patrono. Este ano, 2022, o segundo do triênio, o patrono é Santo Antônio. E o terceiro ano, 2023, será sob inspiração da Virgem Maria.


O centenário da Diocese será celebrado em 1º de fevereiro de 2024.





20 visualizações0 comentário
bottom of page