top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Poluição sonora e os cuidados com a audição

Por Fabíola Castro

Foto do Blog Chega de Barulho.

No Bendita Saúde desta quinta-feira (5) falamos sobre poluição sonora e os perigos para audição, além dos cuidados com a saúde dos ouvidos e outras condições que podem afetar esse sentido.


Um dos maiores problemas ambientais da atualidade é a poluição sonora. Estar constantemente exposto a barulhos altos pode provocar perda auditiva, temporária ou definitiva, além de poder causar uma sensação de zumbido no ouvido, que incomoda bastante a quem sente. Dores de cabeça, perda auditiva, cansaço mental e estresse, são alguns riscos para a saúde de quem fica exposto à poluição sonora.


A Otorrinolaringologista do Departamento de Clínicas Especializadas (DCE) do PAM Marechal, em Juiz de Fora, e professora substituta da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Dra. Ludimila de Oliveira Cardoso Ouverney, falou sobre a poluição sonora e como ela pode prejudicar a saúde dos ouvidos, a nossa audição.


Confira:


O que é a poluição sonora?


Quais problemas a poluição sonora pode causar para a audição das pessoas?


Outra condição que pode atingir muitas pessoas é o zumbido no ouvido?


A poluição sonora pode atingir não somente a audição, mas outros aspectos da vida e saúde das pessoas?


Quais limites aceitáveis e que não são prejudiciais quanto ao barulho para a audição das pessoas?


Quais situações do dia a dia as pessoas devem ficar atentas quanto ao barulho que pode ser prejudicial para a audição?


O fone de ouvido deve ser algo a ser observado e as pessoas devem ter cuidado?


Existem algumas condições relacionadas à redução de tolerância ao som, chamadas hiperacusia e misofonia, que chegam a ser condições em que as pessoas não suportam ou não toleram determinados sons. Como são essas condições?


No caso então da misofonia podemos dizer que é algo da natureza do som, que por algum motivo incomoda a pessoa?


Como essas condições são detectadas? Como tratar?


Existem outras situações além do barulho que podem ser prejudiciais para a audição?


Como preservar a saúde da audição?


Para finalizarmos quais as suas considerações?


Cuidar da nossa saúde envolve diversos aspectos. Esses cuidados passam sempre pela boa alimentação, prática de exercícios físicos. E, falando da saúde dos nossos ouvidos, por coisas que podem parecer corriqueiras ao nosso dia a dia. Algumas dicas simples, como a própria médica destacou na entrevista, são importantes, como: escutar música em volume moderado, em especial, se estiver usando fones de ouvido; usar o protetor auricular se trabalhar em locais com alta incidência de barulho; fechar as janelas do carro quando o trânsito estiver barulhento; evitar ambiente fechados e com música extremamente alta, pequenas ações do dia a dia e que podem fazer muita diferença, principalmente a longo prazo!


7 visualizações0 comentário
bottom of page