top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Polo sobre o Envelhecimento da UFJF abre 110 vagas para cursos para idosos de Juiz de Fora

Por Rádio Catedral

Inscrições devem ser feitas na Casa Helenira Rezende Foto: Divulgação

O programa de extensão “Polo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão sobre o Processo de Envelhecimento” da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com inscrições abertas para 110 vagas em quatro projetos gratuitos voltados aos idosos.


Os cursos são sobre Intervenção em idosos referentes a habilidades sociais no Polo; Nutrição no envelhecer; Línguas estrangeiras para idosos e Laboratório de enriquecimento cultural.


Criado em 1991, o Polo sobre o Processo de Envelhecimento para atender às demandas da população idosa, do ponto de vista do ensino superior. A abertura das vagas representa a retomada do Polo às atividades presenciais, iniciada em 2022.

Como se inscrever

As inscrições serão feitas até 10 de março presencialmente na Casa Helenira Rezende (Helenira Preta), a antiga Casa de Cultura, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O endereço é Rua Severino Meirelles, 260, Alto dos Passos. Também é possível chegar ao local pela Avenida Barão do Rio Branco, 3372, Centro.


Para participar, os interessados precisam ter mais de 60 anos e morar em Juiz de Fora. Devem levar cópia de documento de identificação com foto (de preferência a Carteira de Identidade) e uma foto 3×4 recente. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada para matrícula.


Outras informações podem ser solicitadas no telefone (32) 2102-6310.


Confira as informações sobre os quatro projetos:


Intervenção em idosos referentes a habilidades sociais no Polo

O objetivo do projeto é aprimorar as capacidades e habilidades sociais dos participantes, por meio de dinâmicas de grupo, vivências e reflexões, de forma a gerar um aumento da rede de apoio do idoso, melhor qualidade de vida e satisfação. A coordenação é do professor Ricardo Kamizaki, do Departamento de Psicologia.


Vagas: 10

Início: 14 de março

Horários: quinzenalmente, às terças-feiras, a partir de 14h30.


Nutrição no envelhecer

Os participantes receberão orientações sobre o consumo de alimentos, relacionando-os às características fisiológicas da pessoa idosa, além de preparação de receitas e oficinas culinárias. A professora Ana Lívia de Oliveira, do Departamento de Nutrição, é quem coordena o projeto.


Vagas: 10

Início: 19 de março

Horários: sextas-feiras, das 13h30 às 16h30.


Línguas estrangeiras para idosos

A abordagem de ensino visa atender às necessidades, expectativas e interesses da população idosa. Entre os resultados, há um alargamento de horizontes e atualização de conhecimentos. A coordenação é das professoras Patrícia Nora de Souza Ribeiro, Cristina Ribeiro Villaça, Elena Santi e Raquel Fellet Lawall, integrantes do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas.


Espanhol


Vagas: 20

Início: 4 de abril

Horários: terças-feiras, das 15h às 17h


Inglês, Francês e Italiano


Vagas: 15 (para cada idioma)

Início: 5 de abril

Horários: quartas-feiras, das 15h às 17h


Laboratório de enriquecimento cultural

A atividade é composta de um ciclo de palestras e debates sobre diferentes temas atuais de interesse do público idoso. Há, ainda, a possibilidade da realização de visitas a lugares culturais e históricos de Juiz de Fora. A coordenação é da professora Estela Saléh da Cunha, do Departamento de Política de Ação do Serviço Social.


Vagas: 25

Início e horário: A partir da primeira semana de abril, quinzenais, Dia e horário a definir.




43 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page