top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Polo sobre Envelhecimento da UFJF abre vagas em projetos para a terceira idade

Por Rádio Catedral




Começam nesta segunda-feira (1º) as inscrições para 154 vagas em projetos do programa de extensão “Polo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão sobre o Processo de Envelhecimento” da UFJF.

 

Todas as ações são gratuitas e voltadas a pessoas com mais de 60 anos. Os interessados devem se inscrever de forma presencial na secretaria da Casa Helenira Rezende (Helenira Preta), na Rua Severino Meirelles, 260, Passos, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h.

É preciso levar cópia da Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e uma foto 3×4 recente. As matrículas são limitadas e feitas por ordem de chegada. Além disso, as inscrições para cada projeto devem ser feitas em dias específicos até 5 de abril.

Há vagas para turmas de inglês, francês, italiano e espanhol, com inscrições hoje. Haverá 3 vagas para atividades físicas; 10 para a atividade de Nutrição ao Envelhecer; 9 para projeto de habilidades e capacidades sociais dos participantes; 15 para o Laboratório de Enriquecimento Cultural e 4 para a oficina da inclusão digital dos idosos.


Línguas estrangeiras


Os cursos são promovidos com o objetivo de propiciar a comunicação básica em língua estrangeira, alargamento de horizontes dos alunos e a autonomia na utilização do idioma. As matrículas dos cursos de línguas devem ser feitas nos dias 1º e 2 de abril.

Inglês - 27 vagas

Turma 1: terças e sextas-feiras, das 14h às 15h30

Turma 2: terças e sextas-feiras, das 15h30 às 17h

Francês - 27 vagas

Turma 1: segundas e quartas-feiras, das 15h às 16h15

Turma 2: segundas e quartas-feiras, das 16h30 às 18h

Italiano - 34 vagas

Turma 1: sextas-feiras, das 13h30 às 15h30

Turma 2: sextas-feiras, das 15h30 às 17h30

Espanhol - 25 vagas

Turma 1: segundas e quartas-feiras, das 14h às 15h30

Idosos em movimento – Mantendo a autonomia

O projeto oferece atividades físicas e de lazer a pessoas com idade a partir de 60 anos, inclusive pessoas com deficiência. Entre as áreas de atuação, estão: oficinas de ginástica, orientação à caminhada, pilates, encontros dançantes e sessões de cinema. As matrículas devem ser feitas nos dias 3 e 4 de abril.

Vagas: 3

Horários: segundas e quartas-feiras, das 09h50 às 10h35


Nutrição no Envelhecer

Os participantes terão acesso a esclarecimentos nutricionais quanto à ingestão de alimentos no dia a dia e as adequações fisiológicas necessárias ao idoso, preparação de receitas, oficinas culinárias e cultura alimentar. Matrículas devem ser feitas nos dias 3 e 4 de abril.

Vagas: 10

Horário: sextas-feiras, das 14h às 17h

Intervenção em idosos referentes a habilidades sociais no Polo

O projeto é voltado ao aprimoramento das habilidades e capacidades sociais dos participantes, por meio de dinâmicas de grupo, vivências e reflexões, de forma a gerar aumento da rede de apoio do idoso, melhoria da qualidade de vida e satisfação. As matrículas devem ser feitas em 3 e 4 de abril.

Vagas: 9

Horário: quinzenalmente às quintas-feiras, às 14h30

Laboratório de Enriquecimento Cultural

O projeto é estruturado por meio da realização de palestras educativas sobre temas de interesse do público idoso e visitas orientadas a locais históricos e espaços artísticos e culturais da Universidade e do município. Além disso, também estão previstas oficinas de valorização e treinamento da memória em parceria com outros projetos desenvolvidos no Polo. Matrículas devem ser feitas na sexta-feira, 5 de abril.

Vagas: 15

Horário: sextas-feiras, das 14h às 16h

Idosos On-line

O projeto promove a inclusão digital dos idosos, capacitando-os para o uso de computadores e smartphones, de forma prática e simples. São oferecidos conhecimentos básicos de tecnologia, o que permite que os participantes desfrutem dos benefícios da Internet. Outra frente do projeto é a recomendação de sites e a prática de exercícios para estimular a memória e incentivar a escrita em redes sociais. Matrículas devem ser feitas na sexta-feira, 5 de abril.

Vagas: 4

Horário: segundas-feiras, das 9h às 11h

7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page