top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

PM lança operação preventiva contra violência nas escolas de Minas Gerais

Atualizado: 10 de abr. de 2023

Por Rádio Catedral*

*Foto: PMMG.

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) lançou, nesta segunda-feira (10), a Operação Proteção Escolar. Com caráter preventivo, em uma articulação entre polícia e comunidade, a intenção é ampliar e fortalecer a rede de proteção às unidades de ensino públicas e privadas nos 853 municípios mineiros.


De acordo com a corporação a articulação envolverá programas de prevenção já desenvolvidos pela PMMG nas escolas, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e o Programa de Educação Ambiental (Progea), que serão intensificados.


Conforme divulgado, todo Batalhão PM de Minas Gerais conta com Patrulha Escolar. Com a operação, o efetivo será ampliado. Além disso, a Operação de Proteção Escolar propõe foco ativo na rede de proteção. A iniciativa prevê palestras e outras ações educativas e de prevenção para fortalecer a rede, criando uma rotina educativa.


Para o lançamento da operação um vídeo foi divulgado explicando a ação.


A iniciativa é uma resposta preventiva, segundo o Governo de Minas, à onda de violência sofrida por escolas do país, o que tem gerado medo e intranquilidade nas comunidades escolares. Até o momento, conforme a PM, em Minas Gerais não houve registro de nenhum ataque em escolas.


Sobre notícias que têm circulado nas redes sociais e causado insegurança entre a comunidade escolar de todo o estado, de acordo com a inteligência da Polícia Militar não foram detectadas anormalidades em Minas Gerais e quase a totalidade das informações checadas são inverídicas.


A Polícia Militar reforça que toda ameaça que chega à corporação é checada. Essa informação ou ameaça passa a ser considerada boato somente após a instituição concluir a verificação de procedência e conteúdo. Nesse sentido, a Tenente Camila, do 2º Batalhão de Polícia Militar, reforça a importância de que somente informações verídicas sejam repassadas para checagem.


A Operação de Proteção Escolar está sendo desenvolvida por meio da conjugação de esforços operacionais da PMMG, em todos os municípios do Estado.


No campo da estratégia da prevenção serão realizadas inúmeras atividades, segundo a instituição, com visitas às escolas; conscientização e orientação; formação de Redes de Proteção Escolar; fomento à participação no Conselho Comunitário de Segurança Pública Escolar, com envolvimento dos estudantes, pais/responsáveis, professores e funcionários das escolas, oportunidade em que serão abordados temas sobre a importância da prevenção da violência e do respeito aos direitos humanos no ambiente escolar.


Canal de Denúncias


O Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com SaferNet Brasil, criou um canal exclusivo para recebimento de informações de ameaças e ataques contra as escolas. Essa é uma das ações da Operação Escola Segura que teve início na última quinta-feira (6).

Todas as denúncias são anônimas e as informações enviadas serão mantidas sob sigilo. Clique aqui para saber mais.



*Com informações da Agência Minas e 4ª Região de Polícia Militar de Minas Gerais.

26 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page