top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Plantas medicinais e chás: se usados corretamente fazem bem para a saúde

Por Fabíola Castro

*Foto: Freepik.

Quando os termômetros caem, as temperaturas ficam mais baixas, o preparo de chás aumenta, seja para aquecer ou no intuito de aumentar a imunidade, curar um resfriado. Mas os chás podem ser consumidos durante todo o ano, eles podem ser quentinhos no inverno e gelados no verão. É uma maneira saborosa de aproveitar diversas ervas, plantas e suas propriedades. Mas será que por serem naturais, podem ser tomados tranquilamente, sem preocupação por todas as pessoas?


O Professor da Estácio Bruno Esteves Conde, doutor em Biodiversidade e Conservação da Natureza falou sobre o uso dos chás e plantas medicinais em entrevista para o quadro "Bendita Saúde" desta quinta-feira, 11.


Confira:


De que forma as plantas e ervas, das quais podemos fazer os chás, podem auxiliar na nossa imunidade, principalmente nessa época do inverno?


As pessoas podem pensar que os chás e plantas medicinais por serem naturais podem ser usados sem limites. Mas é preciso tomar cuidados? A quantidade também deve ser observada?


Para pessoas que já fazem uso de outras medicações, devem observar os cuidados para fazer uso dos chás? Deve buscar a orientação do seu médico?


Há situações ou pessoas que devem tomar cuidados na utilização dos chás?


Há orientações dos órgãos competentes de saúde quanto ao uso de chás e plantas medicinais?



Observações no preparo para melhor aproveitamento das propriedades das plantas nos chás*


De acordo com a professora do Curso de Nutrição da Estácio e especialista em Fitoterapia, Juliana Gonçalves, algumas plantas possuem fitoquímicos antioxidantes que atuam diretamente na imunidade e auxiliam na prevenção e combate de doenças respiratórias comuns durante o período de frio. Para o preparo da bebida, a docente indica que não seja acrescentado açúcar ou outra forma de adoçante, e ainda, que seja utilizada a planta in natura, fresca ou seca. “Os chás industriais, de saquinho, geralmente vêm com pouca quantidade de planta. Então, é preferível sempre a utilização in natura para um melhor aproveitamento das propriedades”, esclarece.


Apesar do impacto das plantas na saúde, Juliana lembra que os chás sozinhos não conseguem ser os responsáveis por garantir a integridade do sistema imunológico, pois a saúde deve ser cuidada de forma integral. “Somente tomar um chá não vai prevenir de a gente ficar resfriado ou gripado. A nossa imunidade é um conjunto de ações, que incluem uma boa alimentação, dormir bem e se exercitar”, afirma.


*Fonte: Ascom Estácio JF

23 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page