PJF divulga edital do Programa Cultural Murilo Mendes
- Silvia Carvalho
- há 17 minutos
- 1 min de leitura
Por Rádio Catedral

A Prefeitura de Juiz de Fora abriu, nesta segunda-feira, dia 1º, as inscrições do novo edital do Programa Cultural Murilo Mendes, um dos principais mecanismos de incentivo à produção artística da cidade.
A edição de 2025 vai disponibilizar um total de R$ 1 milhão e 850 mil para apoiar projetos culturais desenvolvidos por artistas e agentes residentes no município. Os recursos vêm do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura, o Fumic.
Cada projeto selecionado poderá receber até R$ 50 mil. De acordo com a Funalfa, responsável pela gestão do programa, o edital deste ano foi reformulado para reunir diferentes categorias em um único instrumento, facilitando a participação dos proponentes.
Entre as novidades está a incorporação da categoria Quilombagens, agora integrada ao chamado “Murilão”, assim como já ocorre com a categoria Cultura Da/Na Quebrada desde 2023.
O edital está organizado em seis categorias de fomento, cada uma com percentuais específicos de destinação de recursos, garantindo políticas afirmativas e o reconhecimento da diversidade cultural:
* Cultura Da/Na Quebrada – para projetos realizados em territórios periféricos
* Quilombagens – voltada a proponentes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas
* Ampla concorrência – aberta a todas as áreas artístico-culturais
* Pessoa idosa – para proponentes com 60 anos ou mais
* PCD – destinada a pessoas com deficiência
* Pessoas T – voltada a proponentes transsexuais, transgêneros ou travestis
As inscrições vão de 15 de dezembro a 25 de janeiro e devem ser feitas pela plataforma Prefeitura Ágil.Também haverá opção de inscrição presencial, mediante agendamento, até 23 de janeiro.





